A variante Delta, detectada pela primeira vez na Índia, já se espalhou a mais de 80 países e continua a sofrer mutações à medida que vai aumentando a transmissão global, disse Maria Van Kerkhove, epidemiologista que lidera a equipa técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), citada pela CNBC.

A responsável da OMS referiu ainda a existência de uma mutação da variante indiana, a que chamou de ‘Delta Plus’. “Poderá haver uma mutação adicional identificada”, disse Maria Van Kerkhove.

+ Variante Lambda espalha-se pela América do Sul e preocupa OMS

Estudos já demonstraram que esta variante é ainda mais transmissível do que as outras variantes e provoca sintomas mais graves da doença, mas a OMS diz que ainda são necessários estudos mais abrangentes para confirmar estas conclusões e analisar a forma como a variante está sofrendo mutações.

Esta variante já representa mais de 50% dos casos detectados em diversos países da Europa, superando a variante inglesa

A OMS atualmente está monitorando mais de 50 variantes diferentes de Covid, embora nem todas tenham características para serem uma ameaça. Na terça-feira (15) foi adicionada mais uma variante ‘de interesse’ detectada por cientistas da América do Sul, designada por ‘lambda’.