As principais companhias aéreas dos Estados Unidos indicaram nesta quinta-feira (9) que estão revisando suas previsões de resultados devido à variante delta do coronavírus e ao aumento de casos de covid-19, que afetam severamente a demanda.

“Antes do aumento mais recente no número de casos, os resultados da empresa estavam bem orientados para atingir as projeções do terceiro trimestre de 2021”,garantiu a United Airlines em documento às autoridades do mercado de ações.

Primeiro avião com civis parte de Cabul desde retirada caótica

“Porém, como nos aumentos anteriores de casos de coronavírus, as reservas e os lucros caíram e, portanto, a empresa espera que seu faturamento no terceiro trimestre de 2021 caia cerca de 33% em relação ao mesmo trimestre de 2019”, acrescentou.

Estados Unidos é o país mais atingido em termos absolutos pela pandemia em número de mortos, com 652.675 mortos em cerca de 40,5 milhões de casos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Na quarta-feira, 2.084 americanos morreram de covid-19.

Delta Airlines, American Airlines, JetBlue e Southwest fizeram previsões semelhantes às da United nesta quinta-feira.

Jetblue reduziu suas estimativas de lucro trimestral antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), de 175 milhões de dólares para 125 milhões de dólares.

Apesar de tudo, a American Airlines estima que terá o melhor trimestre desde o início da pandemia.