Um grupo de 11 varejistas resolveram fazer lançamentos especiais para comemorar o mês da história negra nos Estados Unidos. O objetivo é  mostrar apoio a marcas, empresas e artistas de propriedade negra por meio de uma onda de novas iniciativas e lançamentos de produtos.

Segundo o USA Today, a Nike, por exemplo, está lançando roupas e acessórios com edição limitada. As roupas esportivas da marca ganharam novas colorações, com cores brilhantes em referência ao estilo de rua dos anos 1990.

A marca ainda prometeu doar US$ 500 mil a 20 organizações sem fins lucrativos que apoiam comunidades negras nos Estados Unidos.

+ Apple investe R$ 530 milhões em centro educacional para negros

A nova linha da GAP foi criada por artistas e designers negros e inclui camisetas para toda a família, chapéus coloridos e moletons. A marca ainda vai doar US$ 200 mil para uma organização sem fins lucrativos que se concentra na igualdade para empresas.

O Walmart, por sua vez, decidiu apoiar os negócios de propriedade de negros durante o mês de fevereiro e criou uma página na internet para apresentar marcas de propriedade de negros e contar as histórias por trás de seus fundadores. Além disso, a varejista destinou US $ 100 milhões ao longo de cinco anos para combater o racismo sistêmico por meio de seu Centro para Igualdade Racial.

Já a Macy’s, ao longe deste mês, pretende chamara a atenção para as suas marcas de beleza e estilo Black. Os clientes ainda poderão arredondar o valor das compras para doações para causas negras.

O Mês da História Negra é uma comemoração anual realizada em fevereiro e originada nos Estados Unidos, onde também é conhecida como Mês da História Afro-Americana.

Recebeu reconhecimento oficial dos governos dos Estados Unidos e Canadá e, mais recentemente, na Irlanda, Países Baixos e Reino Unido.