Epson está mudando o foco do seu negócio. A companhia decidiu ampliar a fatia da sua receita que chega do mercado corporativo. Das vendas atuais apenas 15% são feitas para empresas. A meta é chegar em dezembro com esse setor participando em 30%. A estratégia é vender equipamentos multifuncionais e impressoras de grande porte. Os videprojetores serão uma das atrações. Esses equipamentos tem uma maior rentabilidade porque
custam entre R$ 8 mil e R$ 150 mil. As impressoras
domésticas saem em média por R$ 300.

DINHEIRO NO BOLSO

Terry Semel, presidente do site de buscas Yahoo!, não tem do que reclamar. Fechou 2002 com um reajuste de 76% no seu salário em relação a 2001, ou US$ 450 mil a mais no bolso. O executivo ainda embolsou um bônus de US$ 895 mil. É que Jerry Young e sua turma ficaram animados com os resultados conseguidos por Semel, como alianças estratégicas e a aquisição bem-sucedida do HotJobs.com.

SELEÇÃO AUTOMÁTICA

A PCA Proactive resolveu sofisticar o filtro do departamento de recursos humanos para a contratação de empregados pela internet. A empresa lançou um programa de computador capaz de montar fichas de seleção dos inscritos on line, responder automaticamente aos candidatos e gerenciar toda a seleção até o início dos testes.

TIPO EXPORTAÇÃO

A reconhecida competência brasileira na área de tecnologia bancária viajará pelo mundo. A fabricante de equipamentos para o setor Itautec decidiu investir em novas frentes na América Latina, Europa e até África do Sul. No Brasil, a companhia é dona de 35% do mercado de caixas automáticos com 110 mil no país.

DE OLHO NOS GRANDES

A loja virtual de materiais de escritório
OfficeNet está de olho nos grandes clientes. Dois já estão no seu portfólio, a Telemar e a Embraer. Com uma receita de R$ 95 milhões em 2002, a empresa acredita que poderá chegar a R$ 130 milhões ainda este ano se conseguir entrar no segmento das grandes contas. A OfficeNet é uma poucas empresas de comércio eletrônico que sobreviveu no país a queda das empresas pontocom após o fim da era dourada da internet.

ACORDO

A maior loja virtual da internet no planeta a Amazon fez um acordo com a Associação Americana de Basquete, a NBA, e a sua versão feminina, a WNBA, para vender itens relaciobados a indústria do basquete nos Estados Unidos. Esse acordo oferece a Amazon a chance de comercializar produtos de alta rentabilidade.

ECONOMIA TOTAL

O negócio da Procura Digital é economizar. A companhia trabalha com a tecnologia de fazer leilões de compras na internet. A Procura estima que conseguiu economizar para os seus clientes cerca de US$ 106 milhões nos projetos que participou de um total de US$ 660 milhões em compras. ?É um bom negócio para todos?, diz Adriano Pagnone, diretor da empresa.

DIFERENÇAS

A empresa Altitude lançará um programa capaz de ?interceptar? ligações de clientes de call center e encaminhá-las para atendentes específicas ou para qualquer outro número. ?Queremos propocionar personalização total aos clientes?, diz Elaine Sanches, diretora no Brasil.

ALTA RESOLUÇÃO

A empresa francesa Synelec é mais conhecida por fabricar grandes painéis de alta resolução que são usados em diversos tipos de empresas. Agora, a meta de Synelec é entrar na área de segurança pública colocando seus produtos nas secretarias de segurança para monitoramento da violência. ?Queremos ajudar a polícia brasileira no seu trabalho?, afirma Osvaldo Toshimitsu, diretor da companhia no país.

PERIGO DOMÉSTICO

É nos lares americanos que se encontra o maior perigo para a indústria fonográfica e de cinematográfica mundial. Lá existem 88,4 milhões de PCs equipados com gravadores de CDs e DVD?s. No próximo ano, esse número ultrapassará a barreira dos 100 milhões.

ABAIXO DA MÉDIA

A empresa Cross Cotent fez uma análise dos sites das 50 maiores empresas brasileiras. Foram emitidas notas de 0 a 10 envolvendo 117 aspectos e a média ficou em 6,8. A Cross identificou páginas desatualizadas, dificuldade de acesso a alguns arquivos e falta de instrumentos que permitam a navegação de deficientes físicos e visuais. As melhores notas foram dadas para o design e navegação nas páginas. E as piores na acessibilidade e informação sobre o site. Em 30% dos endereços foram registrados links que não tinham como ser acessados, os chamados links quebrados. Em 27% dos sites as informações não são atualizadas.

PACOTES EM QUALQUER LUGAR

A máquina ao lado chama-se Diad IV e passará a ser usada em todo o mundo pelos funcionários da empresa de entregas expressas UPS. O produto é um sofisticado equipamento de comunicação que permite localizar um pacote em qualquer lugar ou a qualquer hora entre os 13 milhões de encomendas movimentadas a cada dia na rede da empresa. O Diad IV traz embutido um sistema GPS.

 

? Os negócios on line entre empresas irão movimentar mais de US$ 1,4 trilhão em 2003, segundo a consultoria eMarketer

? Os usuários americanos de internet navegaram
em média 76 horas em março nos seus locais de
trabalho, segundo a Nielsen/NetRatings

? Cerca de 38% das empresas de software do Brasil têm acordos com universidades públicas e privadas, segundo o Softex