A Vale anunciou na segunda-feira (29), em seu encontro com investidores em Nova York, que deve produzir até 335 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022, aumento de 4,6% ante a projeção (“guidance”) de até 320 milhões de toneladas em 2021. A meta indica recuperação após a queda de 2020 devido a paralisações em diversas minas. A produção de níquel pode ser de até 190 mil toneladas em 2022 e em 2023 — e superar 200 mil toneladas em 2024. Já a produção de cobre deve ficar entre 330 e 335 milhões de toneladas em 2022. A projeção de investimentos é de US$ 5,8 bilhões em 2022 e de até US$ 6 bilhões na média dos próximos anos. A Vale anunciou ainda suas metas ESG e informou que vai aplicar cerca de US$ 200 milhões até 2030 para reduzir a pobreza nos países em que atua, por meio de programas de geração de renda, educação e saúde em áreas urbanas e rurais. Os investimentos em ESG ajudarão a melhorar a percepção de risco que a companhia passou a enfrentar após as tragédias de Brumadinho e Mariana (MG).

PETRÓLEO
Petrobras garante dividendos a investidores

O general Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras, afirmou a investidores durante uma apresentação em Nova York que a estatal vai cumprir o definido pelo Conselho de Administração em relação aos dividendos. No dia 24 de novembro, o Conselho aprovou a revisão da Política de Remuneração aos Acionistas, que passa a ser de, no mínimo, US$ 4 bilhões por ano para os exercícios em que o preço médio do barril de petróleo do tipo Brent for superior a US$ 40, independentemente do endividamento da Petrobras. “Quando assumimos compromissos é porque temos condições de cumprir”, disse Luna.

VESTUÁRIO
Arezzo compra marca
de luxo Carol Bassi

A Arezzo anunciou a compra da marca Carol Bassi, uma das principais do vestuário feminino de luxo do Brasil, por R$ 180 milhões. Com o negócio, a empresa amplia sua posição no segmento de moda e varejo, incluindo no portfólio marcas como Anacapri, Baw, Reserva e Schutz. O valor será pago em dinheiro e em ações, com a maior parte da quantia sendo desembolsada em até um ano após o fechamento da operação. Outros R$ 40 milhões poderão ser pagos entre 2022 e 2025, condicionados ao cumprimento de metas. A expectativa da Arezzo é que a nova marca atinja receita bruta de R$ 110 milhões em 2022.

DESTAQUE NO PREGÃO
Localiza pode ceder marca Unidas

Divulgação

A Localiza informou ao Cade que poderia vender a marca Unidas e 30 mil veículos, cerca de 6,5% da frota combinada das duas empresas, para que o órgão regulador aprove a fusão com a Unidas. A operação é questionada pelas concorrentes Ald Automotive, Fleetzil, do Grupo Volkswagen, Movida e Ouro Verde. A cessão da marca Unidas significaria vender as lojas e a bandeira para um concorrente ou para um novo participante do mercado. A Localiza ficaria apenas com a gestão de frotas das companhias. As medidas já propostas pelo Cade para aprovar a fusão foram vender agências em aeroportos onde há superposição das marcas e cancelar o acordo que impede a entrada no Brasil da canadense Vanguard, controladora da Locamerica.

ENSINO
Ânima vende 25% da Inspirali

A Ânima Educação divulgou na segunda-feira (29) a venda de 25% da Inspirali, sua divisão de ensino de medicina, para o fundo DNA Capital por R$ 1 bilhão. A Inspirali ocupa o segundo lugar no ensino médico no Brasil, com 10 mil alunos. Os recursos serão destinados para aquisições e investimentos em tecnologia. Na quarta-feira (1) a Ânima divulgou a compra de 51% da Ibcmed por R$ 10 milhões. A Ibcmed tem 2,2 mil alunos em 22 cursos de medicina. Criado em 2013, o DNA Capital é o maior investidor em healthcare da América Latina.

QUEM VEM LÁ
B3 divulga nova carteira do Ibovespa

A B3 divulgou na quarta-feira (1) a nova composição da carteira do Ibovespa que vai vigorar de 3 de janeiro a 29 de abril de 2022. Duas ações entraram no índice, Porto Seguro ON e Positivo ON. Assim, a carteira teórica do Ibovespa passou a ter 93 ações de 89 empresas. A maior participação, que é da Vale, subiu de 14,477% para 14,829%. O peso de Petrobras PN avançou de 5,222% para 6,742% e a fatia de Bradesco PN subiu de 4,517% para 4,686%. Já a participação do Itaú Unibanco PN caiu de 6,180% para 5,363%.