Economia

Vai se aposentar? Veja como conferir o tempo de contribuição

Crédito: Divulgação/Previdência Social

Um dos pontos importantes para serem conferidos é se o tempo de contribuição está correto. Veja se a empresa informou todo o período trabalhado e os valores (Crédito: Divulgação/Previdência Social)

Trabalhadores que querem se aposentar devem ficar atentos ao tempo de contribuição, porque é a comprovação de que você contribuiu o suficiente que vai garantir um benefício maior.

Segundo o jornal Agora, todas as informações sobre o período de contribuição constam no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e o segurado pode consultar pelo site ou aplicativo.

+ Saiba como reaver valores retroativos do INSS
+ Segurado tem 30 dias para marcar perícia do auxílio-doença no INSS

Um dos pontos importantes para serem conferidos é se o tempo de contribuição está correto. Veja se a empresa informou todo o período trabalhado e também se os valores estão corretos.



Se encontrar alguma incorreção nas informações, fica calmo porque é possível resolver. Primeiro passo é ir à empresa e pedir a retificação. Caso a firma não exista mais ou tenha ido à falência, procure o síndico da massa falida e, em último caso, é possível pedir o reconhecimento na Justiça.

A sigla “AEXT-VI – Acerto de vínculo extemporâneo indeferido” é um dos exemplos do que pode acontecer, conforme o Agora. Significa que houve uma tentativa de acerto de vínculo, mas a documentação apresentada não foi aceita pelo INSS.

Ao Agora, o advogado Guilherme Portanova disse que ao encontrar a sigla AEXT-VI, a atenção deve ser redobrada na documentação para comprovar a atividade exercida e que pode ser necessário recorrer à Justiça.

Ele sugere tentar descobrir no INSS o motivo do indeferimento do acerto de vínculo e, assim, buscar o melhor caminho para reconhecer esse período.

 

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel