A aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2022 deve abrir 73,6 mil vagas em instituições públicas. Entre os processos seletivos mais esperados estão: Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU), Senado e Câmara dos Deputados.

De acordo com o especialista em gestão pública e empresarial Antonio Batist, em entrevista ao Extra, essa previsão de vagas ainda não é definitiva, mas é um indicativo forte do que deve ocorrer no próximo ano.

A principal dica do especialista é que o candidato escolha o concurso com que mais se identifica. Um método para isso é avaliar as atribuições, local de trabalho, salário, número de vagas e estrutura de provas.

+ Concurso Público: confira novos editais com mais de 4 mil vagas para todo Brasil

Outro ponto destacado por ele é que a pessoa escolha concursos que permitam sinergia na preparação. O candidato pode se concentrar, por exemplo, em tribunais ou apenas no Legislativo. Isso pode facilitar justamente o foco nos estudos.

Mais dicas do especialista são: começar a estudar antes mesmo de sair o edital; fazer curso preparatório, pago ou gratuito; estudar o que foi pedido nos últimos editais; pesquise o estilo de avaliação da banca e resolva provas anteriores, exercícios e simulados.

Batist ressalta ainda a possível seleção para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pediu abertura de concurso para apenas 7.545 vagas. O órgão está com déficit de pessoal e tem gastado mais com terceirizados. As vagas devem ser para níveis médio e superior.