Nas últimas semanas, com o avanço da vacinação em todo o País, tem sido comum pessoas escolhendo os laboratórios antes de receber a sua dose da vacina contra a covid-19, um fenômeno que passou a ser chamado de ‘sommelier’ de vacina. Especialistas alertam, no entanto, que ao invés de perguntar qual o imunizante disponível, as pessoas deveriam querer saber se ele está dentro do prazo de validade. “Uma pergunta que poderia ser feita é se essa vacina está no prazo de validade”, alerta a imunologista e professora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Janeusa Trindade.

Especialistas comentam que quem tomou a vacina fora do prazo de validade têm que ser imunizado novamente. Se a vacina vencida foi a primeira dose, o processo vai ser reiniciado e, portanto, a pessoa pode tomar a vacina que estiver disponível.

+ Saúde diz que ‘cabe aos gestores locais’ o acompanhamento da validade das doses

A especialista tranquiliza as pessoas que tomaram a dose vencida de que isso não deve causar efeitos à saúde. “O que pode acarretar é a falta de imunização”, alerta. “Do ponto de vista prático, o malefício é de não proteger. Não vejo efeito colateral, mas de não ter o efeito da proteção”, concorda o diretor da Sociedade Paulista de Infectologia, Evaldo Stanislau.

O médico explica que agora é preciso saber quanto tempo a vacina estava vencida, se o problema estava no prazo de validade ou de conservação. “Precisa ser discutido com fabricante e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) porque, dependendo do prazo e da conservação, pode ter uma margem de segurança”, diz Stanislau.

“As autoridades sanitárias precisam vim a público para falar como vai ser resolvido e essas pessoas têm que ser prioridade”, comenta o médico.

André Giglio Bueno, médico infectologista, curador do HubCovid, professor da Disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina da PUC/Campinas, destaca que o primeiro ponto é saber das vigilâncias locais se isso de fato aconteceu. “Geralmente o processo de imunização é muito bem controlado é um erro primário para várias vigilâncias cometerem”, considera.

“Isso é muito negativo. Já tínhamos o ‘sommelier’ de vacina e agora começa a ter essa polêmica também. O importante é saber que todas as vacinas são seguras e eficazes. Estatísticas mostrando que felizmente começa a cair número de mortes e internações, refletindo que a vacinação está produzindo efeito”, enfatiza Stanislau.

É importante destacar, conforme dizem os especialistas, que mesmo quem já tomou as duas doses da vacina precisa manter todos as medidas de combate à covid – uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.