As crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas na campanha contra a covid-19 do ano que vem. O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (8) que planeja vacinar as crianças se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a imunização. A previsão é de 70 milhões de doses.

Para o público de 12 a 59 anos, a ideia é distribuir apenas dose de reforço. Para as pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos, a previsão é de uma dose por semestre. Não há pedidos na Anvisa para que libere a aplicação de doses em crianças. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Segundo o jornal, o Ministério prioriza a compra de vacinas da Pfizer e da AstraZeneca para a campanha de 2022. O planejamento é usar cerca de 340 milhões de doses ano que vem. Outras 134,9 milhões de vacinas seriam da sobra de 2021.

Cruz: discutimos com Economia crédito extraordinário para compra de mais vacinas

O Ministério da Saúde informou em nota que o Governo Federal vai disponibilizar à população brasileira mais de 354 milhões de imunizantes em 2022. O investimento estimado é de R$ 11 bilhões.

A pasta prevê aplicar mais duas doses na população acima de 60 anos, com intervalo de seis meses; mais uma dose de reforço na população até 59 anos; e a possibilidade de ampliar o público-alvo da campanha. Em 2022, o governo pretende deixar de seguir o critério de grupos prioritários para considerar a imunização por faixa etária decrescente. “Serão adquiridas 120 milhões de doses da AstraZeneca e 100 milhões da Pfizer”, informa a nota.