Por Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adiantou a meta de vacinação contra a Covid-19 para todos os adultos norte-americanos para o dia 19 de abril, mas alertou que com as novas variantes do vírus que estão se espalhando “ainda estamos em uma corrida de vida ou morte” com o coronavírus.

Biden orientou os Estados a ampliarem o direito à vacina para pessoas de 18 anos ou mais até o dia 19 de abril, duas semanas antes do prazo do dia 1º de maio que ele havia anunciado anteriormente. Nenhuma vacina contra a Covid-19 é autorizada ainda para crianças com menos de 16 anos, embora estudos estejam sendo conduzidos.

A maioria dos Estados norte-americanos já anunciou que irá abrir a vacinação para todos os adultos até a nova data estabelecida. 

“O que fizermos agora vai determinar quantas pessoas vamos salvar ou perder nos meses de abril e maio, e junho, antes de chegarmos ao dia 4 de julho”, disse Biden, em referência ao dia de independência dos EUA, em um evento na Casa Branca.

Mais de 80% dos professores e funcionários de escolas já tomaram pelo menos uma dose da vacina, afirmou Biden, que apontou também que as variantes do coronavírus estão se espalhando e gerando uma alta no número de casos. 

“Não estamos na linha de chegada. Ainda temos muito trabalho pela frente. Ainda estamos em uma corrida de vida ou morte”, disse Biden. 

O presidente democrata afirmou que até o dia 19 de abril todas as pessoas com mais de 18 anos poderão ser vacinadas no país. 

(Reportagem de Trevor Hunnicutt, Heather Timmons, Jarrett Renshaw e Steve Holland)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH351H8-BASEIMAGE