O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a afirmar que a vacinação contra a covid-19 deve começar em fevereiro. O comentário foi feito durante a apresentação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19 realizada nesta quarta-feira (16), em Brasília.

Para começar a vacinar em fevereiro, no entanto, o ministro alertou que os laboratórios que estão em fase adiantada de produção cumpram todas as etapas burocráticas até o fim deste ano.

+ Veja quais são os primeiros grupos que receberão a vacina contra a covid no Brasil
+ Apesar de discurso de Bolsonaro, equipe econômica defende vacina contra covid-19

“Se mantido o que o Instituto Butantan e a Fiocruz previam, ou seja, se a fase 3 dos estudos e toda a documentação das fases 1 e 2 forem apresentados e os registros das vacinas forem solicitados à Anvisa ainda em dezembro, nós, possivelmente, teremos as vacinas em meados de fevereiro para dar início ao plano [de imunização]”, disse Pazuello.

Pelo planejamento, o início da distribuição das doses realizada pelo Ministério da Saúde acontecerá em até cinco dias após aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As vacinas serão enviadas aos Estados, que serão encarregados de distribuir aos municípios.

“Todas as vacinas produzidas pelo Brasil terão prioridade do SUS. Todos os estados brasileiros serão tratados de forma igualitária, proporcional e grátis, recebendo vacinas registradas e com garantia de sua segurança e eficácia”, disse o ministro da Saúde.