Uma adolescente de 17 anos viralizou nas redes sociais por compartilhar um vídeo dizendo que os seus seios aumentaram depois de tomar a vacina da Pfizer. A jovem que mora em Oslo, na Noruega, disse à NRK que precisou comprar novos sutiãs após a imunização.

A situação já havia sido relatada por outras mulheres após a imunização. Outra mudança que é apontada pelas mulheres é o inchaço na região das axilas e até mesmo o aparecimento de nódulos. 

Um estudo científico, publicado nos Estados Unidos, identificou esses sintomas após a vacinação contra a Covid-19. De acordo com a publicação, alguns relatos foram feitos por médicos que detectaram, durante exames de mamografia, a existência desses nódulos em seus pacientes.

+ Grávida poderá tomar 2ª dose da Pfizer em SP

No entanto, o efeito colateral pode ocorrer com qualquer vacina e é passageiro. O mastologista Felipe Andrade, diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, explica que o aparecimento desses nódulos pode ser um tipo de reação comum às vacinas.

A cadeia linfática tem vasos sanguíneos que são responsáveis pela produção das defesas do corpo. Sempre que temos uma infecção, o sistema linfático é acionado. A vacina aciona as células de defesa e  muitos dos gânglios linfáticos estão nas axilas, o que pode gerar esse aumento dos seios.

A orientação do especialista é que as mulheres continuem a fazer seus exames periódicos. Caso os nódulos apareçam em mulheres que não foram vacinadas, um médico precisa ser consultado. A recomendação é que exames de mamografia devam ser feitos antes da imunização ou um mês após a segunda dose.