Giro

Vacina contra todos os tipos de coronavírus é eficaz em animais, aponta estudo

Crédito: Reprodução/Unsplash

Os anticorpos induzidos pela vacina também neutralizaram variantes preocupantes originárias do Reino Unido, África do Sul e Brasil  (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Uma possível nova vacina desenvolvida por membros do Duke Institute for Human Vaccines, nos Estados Unidos, demonstrou sua eficácia na proteção de macacos e camundongos de várias infecções por coronavírus, incluindo SARS-CoV -2, como bem como o SARS-CoV-1 original e outros coronavírus de morcegos relacionados que poderiam causar a próxima pandemia.

A nova vacina, chamada vacina de pan-coronavírus, ativa anticorpos neutralizantes por meio de uma nanopartícula, composta pela parte do coronavírus que permite que ele se ligue aos receptores celulares do corpo e é formulada com um intensificador químico chamado adjuvante. O sucesso em primatas é muito relevante para os humanos.

+ Vacina spray pode controlar a transmissão da covid, dizem cientistas

O principal autor deste trabalho, que foi publicado na revista Nature, Dr. Barton F. Haynes diz que a abordagem não apenas forneceu proteção contra o SARS-CoV-2, mas os anticorpos induzidos pela vacina também neutralizaram variantes preocupantes originárias do Reino Unido, África do Sul e Brasil.



Os pesquisadores basearam-se em estudos anteriores sobre a SARS, a doença respiratória causada por um coronavírus chamado SARS-CoV-1. Eles descobriram que uma pessoa infectada com SARS desenvolveu anticorpos capazes de neutralizar múltiplos coronavírus, sugerindo que um pan-coronavírus era possível.

O calcanhar de Aquiles dos coronavírus é seu domínio de ligação ao receptor, localizado na ponta que liga os vírus aos receptores nas células humanas. Embora esse local de ligação permita que ele entre no corpo e cause infecção, ele também pode ser um alvo para anticorpos.

A equipe de pesquisa identificou um determinado local de domínio de ligação ao receptor que está presente no SARS-CoV-2, suas variantes circulantes e vírus de morcego relacionados ao SARS, o que os torna altamente vulneráveis ​​a anticorpos de neutralização cruzada.

A equipe então projetou uma nanopartícula com esse ponto vulnerável. A nanopartícula é combinada com um adjuvante de pequena molécula, especificamente o agonista do receptor Toll 7 e 8 denominado 3M-052, formulado com Alum, que foi desenvolvido pela 3M e pelo Infectious Diseases Research Institute. O adjuvante aumenta a resposta imunológica do corpo.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus anticorpos AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose aztrazeneca coágulos Fiocruz BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação Cepa coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus coronavírus cura covid Covid variantes crise vacinação efeitos colaterais falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Johnson & Johnson coágulos suspensão moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? pesquisa pets hospedeiros Pfizer pfizer 3ª dose pfizer dose de reforço pfizer terceira dose pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação drive-thru vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros variante variante da índia variante da Tanzânia variante indiana