Giro

Vacina contra Chikungunya avança nos EUA em parceria com o Butantan

Crédito: Reprodução/Divulgação

Empresa francesa e o Instituto Butantan assinaram um acordo para o desenvolvimento, fabricação e comercialização da possível vacina. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

A empresa francesa de biotecnologia Valneva SE, com sede em Saint-Herblain, anunciou nesta segunda-feira (12) que havia concluído o recrutamento para o ensaio clínico principal de Fase 3 de sua vacina candidata de dose única chikungunya, a chamada VLA1553.

Um total de 4.131 adultos com 18 anos ou mais foram recrutados nos EUA para o ensaio que foi lançado em setembro de 2020. Os participantes serão acompanhados por seis meses no ensaio principal. Se os resultados do teste forem positivos, espera-se que o teste dê suporte ao licenciamento da vacina.

+ Butantan estuda aplicação de terceira dose da Coronavac

Atualmente, o FDA dos EUA não aprovou uma vacina contra Chikungunya. E, em setembro de 2020, havia mais de 3 milhões de casos notificados nas Américas.

A VLA1553 é uma candidata a vacina viva atenuada de dose única para proteção contra a doença de chikungunya. Ela foi projetado excluindo uma parte do genoma do vírus chikungunya. A VLA1553 é a única vacina candidata de chikungunya nos testes clínicos de Fase 3, e a empresa acredita que ela é diferenciada de outras vacinas candidatas de chikungunya em estágio clínico, uma vez que a VLA1553 é a única candidata que visa a proteção de longo prazo com uma única administração.

Juan Carlos Jaramillo, diretor Médico da Valneva, comentou em um comunicado à imprensa: “Estamos extremamente satisfeitos por ter alcançado este marco importante, apesar da pandemia de Covid-19 em andamento que afeta muitas pessoas em todo o mundo e cria desafios para o recrutamento em ensaios clínicos. O vírus Chikungunya é uma grande e crescente ameaça à saúde pública, e esperamos nossos dados de primeira linha em meados de 2021. Queremos agradecer a todos os envolvidos e não poderíamos ter alcançado este importante marco sem muito trabalho e dedicação ”.

Chikungunya é uma doença viral transmitida por mosquitos, causada pelo vírus chikungunya, transmitido pelos mosquitos Aedes. Uma infecção leva à doença sintomática em 72-92% dos humanos após 4 a 7 dias após a picada do mosquito.

Para tornar o VLA1553 mais acessível aos países de baixa e média renda, a Valneva e o Instituto Butantan assinaram um acordo para o desenvolvimento, fabricação e comercialização do VLA1553.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel