Uma vacina contra a dengue produzida por uma empresa farmacêutica japonesa evitou 83,6% das hospitalizações e 62% das doenças em geral, independentemente da exposição anterior do indivíduo ao vírus. A empresa divulgou estes resultados da fase 3 do seu estudo clínico e indicou que, além disso, não foram identificados riscos de segurança .

Os resultados preliminares são de um estudo de Fase III que ainda está em andamento – em que foram registrados mais de 20.000 crianças e adolescentes saudáveis com idade entre quatro e 16 anos em países da América Latina e Ásia , duas regiões onde a dengue é endêmica.

+ Covid-19 está matando centenas de grávidas e bebês no Brasil

A Pharmaceutical Takeda relatou em um comunicado que em três anos (36 meses após a segunda dose) a vacina TAK-003 demonstrou uma eficácia média de 62% contra dengue confirmada sorologicamente: 65% em indivíduos que já tiveram dengue e 54,3% naqueles que nao foram infectados.

O TAK-003 também demonstrou uma eficácia média de 83,6% contra a dengue hospitalizada, sendo mais eficaz também naqueles que já tiveram contato com o vírus (86%) do que nos que não tiveram (77,1%). Representantes da Takeda informaram que buscarão a aprovação da vacina TAK-003 para prevenção da dengue em indivíduos de 4 a 60 anos, independentemente de exposição anterior ao vírus, com base em dados de adultos e crianças.

No dia 1º de abril, a empresa apresentou o pedido de homologação perante a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) , e planeja fazer apresentações durante 2021 na Argentina, Brasil, Colômbia, Indonésia, Malásia, México, Cingapura, Sri Lanka e Tailândia, onde A dengue é uma doença endêmica.

A vacina candidata quadrivalente da Takeda contra a dengue (TAK-003) é baseada em um vírus vivo atenuado do sorotipo 2 , que fornece o ‘modelo’ genético para todos os quatro vírus da vacina.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti (não é transmitida de pessoa para pessoa), que se reproduz no ambiente doméstico. Para evitar sua reprodução, o Ministério da Saúde indica que se deve eliminar ou virar todos os recipientes que possam acumular água.

Os sintomas da dengue são:

Febre acompanhada de dor atrás dos olhos, cabeça, músculos e articulações

Nausea e vomito

Cansaço intenso

Aparecimento de manchas na pele

Coceira e / ou sangramento no nariz e gengivas