A China divulgou os resultados dos ensaios clínicos de fase I e fase II de uma vacina inativada candidata contra a covid-19, que mostra resultados promissores em segurança e eficácia, de acordo com o China National Pharmaceutical Group (Sinopharm). A taxa de soroconversão, ou seja, da produção de anticorpos nos pacientes testados, ficou entre 97% e 100%.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto de Wuhan de Produtos Biológicos do Grupo Nacional Biotec da China (CNBG), afiliado à Sinopharm, envolveu 1.120 voluntários com idades entre 18 e 59 anos em seus ensaios clínicos, iniciados em 12 de abril.

+ Acordo de SP com China não garante produção de vacina
+ No mundo, há 153 drogas e vacinas contra covid-19 em teste
+ Países não poupam dinheiro para desenvolver vacina contra COVID-19

Os resultados revelaram um bom registro de segurança, sem casos de efeitos adversos graves encontrados nos testes. Os sujeitos de teste inocularam duas injeções em diferentes procedimentos e todas as doses produziram altos títulos de anticorpos.

Para aqueles que receberam duas injeções de dose média em intervalos de 14 e 21 dias, a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes atingiu 97,6%. Para aqueles que receberam duas injeções de dose média em um intervalo de 28 dias, a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes atingiu 100%.

O CNBG está promovendo ativamente a cooperação com o exterior no ensaio clínico de fase III da vacina e garantiu a intenção de cooperação de várias empresas e instituições de pesquisa de outros países.

A empresa também construiu uma linha de produção com alto nível de biossegurança, o que poderia ajudar a garantir o fornecimento de vacinas para uso emergencial.