O laboratório farmacêutico britânico Astrazeneca anunciou nesta segunda-feira (23) que sua vacina anticovid-19 Vaxzevria foi aprovada para o uso em terceira dose em adultos na União Europeia (UE).

“Os profissionais de saúde podem utilizar agora a Vaxzevria em terceira dose em pacientes que já receberam doses da Vaxzevria ou de uma vacina de RNA mensageiros aprovada na UE”, afirmou a Astrazeneca.

Cresce suspeita de elo entre vírus de hepatite e covid-19

Guerra na Ucrânia e Covid-19 na China devem exacerbar pressões inflacionárias, aponta Campos Neto

Pfizer diz que 3 doses contra Covid geram boa resposta em menores de 5 anos

A Agência Europeia de Medicamentos deu a autorização “após um conjunto de evidências que demonstram um aumento da resposta imune depois da terceira dose da Vaxzevria”, consecutiva a duas doses de Astrazeneca ou de outra vacina aprovada pela UE, afirma um comunicado publicado no site da agência.

A vacina criada em colaboração com a Universidade de Oxford não foi a escolhida pelo governo britânico para a campanha de doses de reforço – prioridade para as vacinas da Pfizer e Moderna -, apesar de ter sido uma das primeiras no mercado no Reino Unido, onde foi a mais utilizada para as duas primeiras doses.

A Vaxzevria é, no entanto, uma opção para as pessoas que receberam as duas primeiras doses no Reino Unido.