Ciência

Uso de máscara com válvula é desaconselhado pela OMS

Crédito: Pixabay

Com a máscara com válvulas, a pessoa pode exalar ar que não está suficientemente filtrado. Orientação vale para população em geral e funcionários da saúde (Crédito: Pixabay)

O uso de máscara já se incorporou aos hábitos das pessoas em todo o mundo. No entanto, não são todos os modelos que garantem proteção contra a covid-19. Nesta quarta-feira (2), a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta que o uso de máscaras com válvula pode não garantir proteção contra o novo coronavírus.

De acordo com o R7, a entidade desaconselha o uso de máscara com válvulas porque a pessoa poderia exalar um ar que não está suficientemente filtrado. A orientação vale para a população em geral e também para os profissionais da saúde.

+ México firma contrato com Pfizer para obter 34,4 milhões de vacinas da covid-19
+ Pesquisa aponta que covid-19 chega ao cérebro por mucosa olfatória

Os profissionais da área da saúde devem seguir usando máscaras específicas, com maior capacidade de proteção e risco de contágio aéreo, como N95, FFP2, FFP3, por exemplo, em áreas de atendimento a pacientes com sintomas da covid-19.

Já para população de modo geral, a OMS recomenda o uso de máscaras não médicas, como as feitas de tecido, em áreas internas como lojas, escritórios ou escolas, se uma distância física de pelo menos um metro entre os presentes não puder ser garantida.

O ideal, segundo a entidade, é que as máscaras de pano sejam feitas com três camadas: uma exterior impermeável, uma interior que permita a passagem de umidade e uma camada filtrante intermediária.

 

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel