A utilização de assistentes virtuais cresceu 47% durante a pandemia do coronavírus. O mercado brasileiro já conta com diversos serviços que funcionam em português, como a Alexa, da Amazon, o Google Assistente, a Bixby, da Samsung, e a Siri, da Apple, que, inclusive, apresentou um novo dispositivo, o HomePod Mini, nesta semana.

De acordo com a pesquisa da consultoria Ilumeo, 54% dos entrevistados já vê mais valor em produtos e serviços que permitam as interações por voz, enquanto dois a cada três pessoas teriam interesse em seguir utilizando dispositivos dessa forma.

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Os brasileiros também estão usando o sistema com mais frequência, sendo que 20% acessa aos assistentes de voz diariamente. O levantamento foi produzido entre os meses de março e julho, com 1.100 respondentes espalhados por todo o Brasil.

A pesquisa mostrou ainda que 87% dos participantes afirmam usar a voz para realizar pesquisas nos diversos aparelhos, enquanto 82% recorrem ao recurso para tirar dúvidas. Operações como transações bancárias foram apontadas por 18% dos entrevistados e converter fala em texto por 5,2%.

Outro ponto destacado pelo estudo é preocupação com a privacidade. Eventuais riscos e vazamentos de informação são tidos como uma barreira para a adoção da tecnologia por 22%. Já para 33%, a maior barreira é a própria Inteligência Artificial, que ainda peca em alguns momentos.