O uso generalizado de máscaras faciais ao ar livre durante a pandemia de Covid-19 levou a uma redução de 65% nos casos graves de asma que exigiram hospitalização, de acordo com um estudo.

As máscaras também ajudaram a diminuir a propagação de vírus como a gripe no ano passado, disseram pesquisadores do Centro Médico Sheba de Israel, citados pelo Times of Israel.

+ Austrália reavalia ameaça de prisão contra viajantes procedentes da Índia após acusações de racismo

Ao usar máscaras, as pessoas também têm menos probabilidade de sofrer de alergias sazonais, pois as coberturas faciais evitam que o pólen das flores, árvores e grama entre em contato com o nariz e a boca.

Israel recentemente suspendeu o mandato nacional sobre o uso de máscaras ao ar livre. No entanto, as máscaras ainda devem ser usadas em espaços públicos fechados, e o Ministério da Saúde também recomendou que continuem a ser usadas ao ar livre em grandes reuniões, disse o relatório.

O uso de máscaras durante a pandemia reduziu os casos de gripe este ano e também afetou o lucro do primeiro trimestre das farmacêuticas suíças Novartis e Roche.