A Unilever anunciou que vai deixar de usar produtos químicos derivados do petróleo na composição de seus produtos de limpeza e lavanderia. A ideia do “Programa Futuro Limpo” é fazer a substituição com carbono renovável ou reciclado.

O plano da companhia é zerar o uso de petróleo nos próximos 10 anos, projeto que vai consumir 1 bilhão de euros investidos em biotecnologia. Segundo a multinacional, esses recursos serão utilizados no desenvolvimento de novas matérias primas e na formulação de produtos biodegradáveis que consumam menos água.

+ Unilever amplia lucro no 1º semestre e ação salta 7% na Bolsa de Londres
+ Unilever suspende publicidade nos EUA por Facebook, Twitter e Instagram
+ Apple promete neutralidade em carbono para 2030

Os químicos usados nos produtos de limpeza da companhia respondem por 46% da pegada de carbono e o objetivo é reduzir em 20% as emissões com a redução no uso do petróleo.

Além disso, a Unilever também espera reduzir pela metade o uso de plástico virgem e traçou uma meta de diminuição até 2025.

“O Futuro Limpo transformará a sustentabilidade de marcas globais como OMO, Sunlight, Cif e Vim. Isso também representa um grande passo em direção ao nosso compromisso de atingir emissões zero carbono em nossos produtos até 2039”, disse a Unilever em nota.