Giro

União Europeia pede que Israel ‘facilite’ eleições palestinas

União Europeia pede que Israel ‘facilite’ eleições palestinas

Membro das forças de segurança palestinas em frente a sede do Conselho Legislativo Palestino em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, em 16 de janeiro de 2021 - اف ب

A União Europeia (UE) saudou neste sábado (16) o anúncio do presidente palestino Mahmoud Abbas de que vai convocar eleições em maio e julho, e pediu a Israel para “facilitar” sua realização nos territórios palestinos.

Essas eleições legislativas e presidenciais, as primeiras em 15 anos, foram anunciadas na sexta-feira, em um contexto de reaproximação entre o partido laico de Abbas, o Fatah, e seus rivais islâmicos do Hamas.

“Damos as boas vindas a esta notícia”, disse o porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, em um comunicado.

“A UE tem consistentemente apoiado e financiado o trabalho da Comissão Eleitoral Central nos últimos anos, para se preparar para a realização de eleições livres, justas e inclusivas para todos os palestinos” e “está pronta para cooperar com os atores competentes para apoiar o processo eleitoral”, afirma a nota.



O bloco europeu “também pede às autoridades israelenses que facilitem a realização dessas eleições em todo o território palestino”, acrescentou o porta-voz.

As últimas eleições presidenciais palestinas ocorreram em janeiro de 2005 e as últimas eleições legislativas em janeiro de 2006.

Israel, que anexou Jerusalém Oriental após ocupá-la em 1967, mantém um grande sistema de segurança na cidade.

O Hamas, rival do Fatah e no poder na Faixa de Gaza, celebrou o anúncio e acredita que “o povo palestino tem o direito absoluto de escolher seus próprios líderes e representantes”.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel