A União Europeia multou o Google em € 1,5 bilhão por abuso em publicidade online com base em leis antitruste, divulgou o órgão nesta quarta-feira (20). Esta é a terceira vez desde 2017 que a gigante de tecnologia é penalizada pelo grupo de países por infrações no direito de concorrência, totalizando € 8,2 bilhões.

“O Google cimentou seu domínio em anúncios de busca on-line e se protegeu da pressão competitiva ao impor restrições contratuais anticompetitivas em sites de terceiros”, disse Margrethe Vestager, comissária antitruste da União Europeia, em um comunicado.

Segundo o órgão regulador, a empresa impôs contratos de publicidade aos sites abusando da sua posição dominante no mercado e impedindo a ação de sites concorrentes. Na terça-feira (19), o Google disse que estava fazendo alterações em seu sistema em cima de recomendações da União Europeia.

Comunicado do Google

“Sempre concordamos que mercados saudáveis e prósperos são do interesse de todos. Já realizamos diversas mudanças em nossos produtos para atender às preocupações da Comissão. Nos próximos meses, faremos outras atualizações para dar mais visibilidade a concorrentes na Europa.”
Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais.