As décadas de 1920 e 30 são consideradas pelos especialistas a época de ouro dos coquetéis. Naqueles anos, foram criados alguns dos drinques mais célebres e clássicos do mundo e que até hoje fazem sucesso pelos quatro cantos do planeta. Poucas cidades souberam aproveitar tão bem essa riqueza etílica quanto Londres, com suas festas extravagantes, muitas delas realizadas no icônico Claridge’s Hotel. Para celebrar e relembrar esses bons tempos, já está em pré-venda o livro de bolso Cecil Beaton’s Cocktail Book, cujo lançamento oficial está marcado para maio, nos Estados Unidos, e custa US$ 30 (cerca de R$ 150). Na obra, o atual barman-chefe do hotel, Denis Broci, oferece uma criativa seleção de receitas de coquetéis, todas inspiradas nas concorridas festas que rolavam nos salões da casa.

O CARA: O livro tem retratos e cenas registrados pelo fotógrafo Cecil Beaton, vencedor de dois Oscar. Um dos drinques presentes na obra é o clássico Aviation. (Crédito:Divulgação)

 

Entre as bebidas que protagonizam o livro – todas com um toque de Broci na receita –, estão clássicos, como o Aviation (preparado com gim, licor maraschino, licor de violeta e suco de limão siciliano), o Manhattan (uísque, vermute doce e gotas de angostura), o Negroni (Campari, vermute doce, gim, camomila, Punt e Mes Carpano e café em grão) e o Sidecar (brandy, Cointreau e suco de limão siciliano). Além dos drinques, o livro tem outro importante destaque: as receitas dividem espaço com imagens históricas do brilhante fotógrafo e figurinista britânico Cecil Beaton. Duas vezes vencedor do Oscar de Melhor Figurino (em 1959, pelo filme Gigi, e em 1965, por seu trabalho no marcante My Fair Lady), Beaton é tido como um dos maiores fotógrafos do século 20. Sendo ele próprio frequentador assíduo das baladas que agitavam as noites londrinas nas primeiras décadas do século passado, Beaton usava sua câmera para registrar cenas e personagens pelos ambientes do Claridge’s Hotel. E agora, essas imagens levam o leitor a uma verdadeira viagem a um mundo de glamour, curtição e, claro, excelentes drinques.

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(Nota publicada na edição 1164 da Revista Dinheiro)