Explorar o mundo pedalando pode ser uma aventura das mais emocionantes. Mas até agora a experiência não se comparava a dirigir um carro de luxo.

É isso que propõem duas bicicletas recém-lançadas pela Mercedes-Benz em parceria com a n+Bikes. Os modelos atendem pelo nome EQ Formula E Team eBike, derivado da equipe de automobilismo da Mercedes que compete na categoria dedicada aos carros elétricos, a Fórmula E.

Pesando apenas 17 kg, tem motor alimentado por uma bateria que fica dentro do tubo do selim. O conjunto garante velocidade máxima de 32 km/h e autonomia de 60 a 100 quilômetros, dependendo da declividade do trajeto. O tempo de carga é de 3,5 horas. Caso o impulso extra da unidade de força não seja necessário, é possível remover a bateria.

A bike vem montada em garfo de fibra de carbono, tem freios a disco hidráulicos e cubo interno Sturmey Archer de cinco velocidades. Já o modelo Silver Shadows possui o dobro da capacidade da bateria e tem corrente de carbono Gates. Para produzir modelos de alto desempenho e acessórios para bicicletas de luxo, a n+ tem contrato exclusivo de longo prazo com as equipes Mercedes-AMG Petronas Fórmula 1 e EQ Formula E.

Confeccionados em edição limitada, os dois modelos estarão disponíveis a partir de janeiro no site da n+ e em distribuidores autorizados da Mercedes em todo o mundo. Os preços partem de U$ 3,2 mil. A Silver Shadow custará US$ 4,5 mil.

(Nota publicada na edição 1202 da Revista Dinheiro)