A cada dois segundos, um par de lentes para óculos da Zeiss é vendido no mundo. No Brasil, onde a empresa está instalada desde 2006, mais de 2,5 milhões de pessoas adquirem um par de lentes da marca anualmente. É com esses números que a empresa, com sede na Alemanha e fábrica em Petrópolis (RJ), pretende se tornar líder de mercado, não apenas a nível mundial, mas também no Brasil, especialmente no ramo mais sofisticado, no atendimento de clientes com maior poder aquisitivo e que se interessam por lentes de óculos diferenciadas, bifocais, que escurecem ao sol, por exemplo. E foi pensando no aprimoramento de seus produtos que a Zeiss Vision Care acaba de lançar a SmartLife, que se adapta melhor quando o consumidor lê notas no smarphone enquanto anda – uma necessidade dos tempos modernos da Internet na palma da mão.

O lançamento do novo produto aconteceu no final de outubro em Berlim, capital da Alemanha, com a presença de 2 mil proprietários de óticas do mundo todo, dos quais 100 brasileiros. A nova lente, no entanto, só começará a ser fabricada e vendida no Brasil a partir de maio do ano que vem. No mesmo evento, a Zeiss lançou o Visufit, equipamento exclusivo para as milhares de óticas da marca no mundo e também para as 4.500 óticas que revendem seus produtos em território brasileiro, das quais 34 licenciadas pela fábrica: o produto consiste em um scaner que “lê” detalhes da face e dos olhos do cliente, para a otimização da sua eficiência.

O lançamento dos novos produtos da Zeiss, em Berlim, teve presença também de jornalistas brasileiros, já que a empresa pretende ampliar sua presença no Brasil.
A Zeiss Vision Care, que produz lentes para óculos, atua no mercado nacional há muitos anos, com a venda aqui de lentes importadas da fábrica na Alemanha. Mas, há 13 anos, porém, a empresa se instalou no País, por meio da compra da Sola Optical, fabricante de lentes em Petrópolis (RJ), e passou a abastecer o mercado com sua produção própria. Além do Brasil, essa fábrica abastece também o mercado argentino e pretende expandir a atuação para outros países da América Latina, como Peru, Equador, Chile e Bolívia. A Vision Care é uma das quatro divisões da Zeiss mundial (que tem ainda o segmento de produção de semicondutores, de equipamentos para medicina e o setor de produção de lentes para microscópios, binóculos, lupas, lentes para câmeras fotográficas, e até grandes equipamentos, como foi o caso das lentes para o telescópio Hubble, o maior do mundo). À exceção das lentes de óculos, os demais mercados continuam a ser abastecidos com lentes importadas da Alemanha.

Investimentos no Brasil Desde que se instalou no Brasil, no entanto, a Zeiss Vision Care não para de crescer. Nos últimos dez anos, a empresa já investiu R$ 90 milhões na fábrica brasileira, mas o volume de recursos está sendo ampliado ano a ano, segundo informou à DINHEIRO Marcelo Frias, diretor de marketing para a América Latina. Em 2018, a empresa alemã aplicou no Brasil R$ 10 milhões e, este ano, a previsão é de investir aqui outros R$ 12 milhões. Até o final do ano, a Vision Care terá 16 novas lojas licenciadas no país. E, apesar das crises econômicas no período, especialmente de 2015 a 2017, a empresa se expande muito acima dos dados oficiais de crescimento. Este ano, por exemplo, as vendas da Zeiss Vision Care brasileira aumentarão 19%. “Estamos crescendo porque nossos produtos têm um alto valor agregado e grande aceitação junto aos consumidores de maior poder aquisitivo, que é um mercado menos volátil”, afirma Frias. Os preços de um par de lentes da Zeiss variam de R$ 250 a R$ 9 mil, quando são multifocais, lentes que escurecem ao sol, entre outros itens mais sofisticados.

LINHA DE FRENTE A Zeiss Vison Care é administrada por David Ferran
(à esq., presidente da empresa no Brasil), Mathias Metz (centro, presidente mundial) e Marcelo Frias (`dir., diretor de marketing para a América Latina) (Crédito:Divulgação)

Como a empresa atua numa faixa de consumo de clientes com elevado poder aquisitivo, o consumidor da marca troca de óculos a cada dois anos, o que determina uma expansão de demanda ano a ano. Em 2018, a empresa vendeu no Brasil 1,8 milhão de pares de lentes e neste ano a previsão é comercializar 2,5 milhões. No mundo, a Zeiss já vendeu 32 milhões de pares de lentes neste ano. “Não é por outra razão que a Zeiss identificou no Brasil uma grande oportunidade de produção própria e de expansão do mercado. Estamos apostando alto aqui no mercado brasileiro para dominar o comércio de lentes para óculos. Segundo a Associação Brasileira de Óticas, o mercado cresce 3% ao ano e nós estamos crescendo 16 pontos percentuais a mais.”

Com a comercialização da SmartLife, a Zeiss Vision Care espera vender, a partir de maio do ano que vem, 1 milhão de pares das novas lentes anualmente no Brasil. Marcelo Frias entende que elas revolucionarão a forma do brasileiro usar óculos daqui para a frente. “Essas lentes facilitam a leitura quando você anda e ao mesmo tempo lê notas na Internet pelo smartphone, inclusive no carro quando você é passageiro. Tem muita gente que diz sentir tonturas quando lê algo no smartphone no automóvel, mas as novas lentes reduzem em muito esse efeito.” As novas lentes chegarão ao mercado brasileiro por preços que começam a partir de R$ 450 para visão simples e de R$ 1.200 para óculos multifocais. A precisão das novas lentes será auxiliada pelos aparelhos Visufit que as óticas da marca passarão a contar também a partir de maio, pois o sistema computadorizado nas lojas “medirá” com precisão a posição das lentes no rosto das pessoas – cada equipamento dispõe de 90 câmeras em seu interior para fazer uma radiografia perfeita do olho e face do cliente. Cada ótica terá que investir R$ 150 mil em um Visufit – para montar uma ótica completa com a tecnologia Zeiss, o investidor precisa de um capital de R$ 800 mil.

A tecnologia “Medir coisas é uma das competências da Zeiss”, diz Marcelo Frias, para explicar que a eficiência da empresa à nível mundial vem exatamente da precisão tecnológica de seus produtos. “Nossas lentes são usadas no mundo não apenas para que as pessoas enxerguem melhor, mas também para que outros setores de equipamentos tenham resultados precisos na medição de produtos de alta tecnologia, como na indústria de aviação ou automobilística”. No Brasil, por exemplo, fábricas como a Embraer (aviões), GM, Mercedes Benz e Volkswagen (veículos) se utilizam de equipamentos da Zeiss para a medição de seus produtos. Dentro desse conceito, a sede do grupo em Oberkochen, a 100 quilômetros de Stuttgart, tem um arsenal de produtos diversificados que vão muito além das lentes para óculos e que se espalham para os mais distintos segmentos, como semicondutores, chips, produtos para cirurgias médicas, lentes para microscópios, entre outras coisas. No conjunto, a Zeiss mundial tem faturamento anual superior a R$ 28,5 bilhões. Além do setor de equipamentos para óculos, cuja produção é toda feita aqui, outros segmentos da indústria brasileira dispõem de lentes Zeiss, mas nesse caso todo o material é importado da Alemanha.


“O Brasil é um mercado crescente para a Zeiss”

O presidente mundial da Zeiss Vision Care, Mathias Metz, diz estar atento
ao liberalismo brasileiro, pois a empresa “é receptiva às iniciativas que criam ambientes de crescimento.”

Como o senhor analisa as perspectivas da economia brasileira diante de um novo governo que prega o liberalismo econômico?
Obviamente, somos receptivos às iniciativas brasileiras para criar um ambiente de negócios estável e em crescimento.

A Zeiss Vision Care pensa em ampliar os investimentos no Brasil?
O Brasil é um mercado crescente para a Zeiss e, com nossa orientação a longo prazo, estamos confiantes em desenvolver positivamente ofertas para nossos clientes também no futuro. O foco está em todos os nossos segmentos de mercado direto: IQR (microscópios e metrologia industrial), MED (equipamentos médicos e cirúrgicos) e COM (mercados de consumo) – todos esses segmentos vêm crescendo no Brasil. Na Zeiss Vision Care investimos continuamente em melhorias para os clientes, bem como na forte presença da marca Zeiss, por exemplo, com a abertura das novas lojas Zeiss Vision Centers para investidores altamente profissionais, que possuem e operam essas lojas de última geração.

Em termos de mercado internacional, como o senhor vê a possibilidade de uma retração mundial, puxada pela redução do crescimento dos Estados Unidos, da China e até mesmo da Alemanha, onde fica a sede da sua empresa?
O ambiente econômico é, sem dúvida, desafiador. Mas não estamos em posição de comentar ou influenciar os desenvolvimentos econômicos globais. Diminuir o crescimento significa menos impulsionamento para os negócios, mas como nosso foco é trabalhar duro para tornar nossos clientes bem-sucedidos, estamos no caminho certo para continuar com o desenvolvimento positivo da Zeiss.

De que forma o desempenho da Zeiss Vision Care pode ser afetado pela guerra comercial entre EUA e China? Afinal, a Zeiss tem fábrica nos EUA, mas concentra grande parte de sua produção em território chinês.
Temos instalações de produção em todo o mundo, Américas, Europa e Ásia. É claro que estamos presentes nos crescentes mercados asiáticos, mas também nas Américas, por exemplo, com fabricação no México, nos EUA e no Brasil. Pela nossa rede global de produção e distribuição, garantimos um ótimo serviço aos nossos clientes. Acreditamos que o livre comércio é benéfico para todos e esperamos que políticos de todo o mundo cheguem a soluções conjuntas em relação ao futuro do comércio global.

O Brexit pode afetar o mercado de lentes de óculos da Zeiss ou a empresa já está preparada para essa nova realidade no Mercado Comum Europeu?
Estamos preparados para todos os resultados possíveis da discussão relacionado ao Reino Unido.

O que o senhor acha do acordo entre o Mercosul e a União Europeia? Ele pode favorecer o intercâmbio comercial entre as empresas do Grupo Zeiss e o Brasil particularmente?
Como dito, acreditamos no livre comércio e que ele é benéfico para todos. Mas prefiro não comentar sobre negociações específicas de acordos comerciais.
A Zeiss do Brasil está crescendo este ano 19%, enquanto a economia terá um aumento do PIB este ano de apenas O,8%. O que explica esse desempenho da empresa muito acima do registrado pela maioria dos setores empresariais brasileiros?
O Brasil é um mercado importante e crescente para nós. Além do ambiente de mercado, acho que nosso foco no sucesso do cliente, na inovação, em excelentes produtos e serviços, bem como em nossos investimentos na força da marca Zeiss e na digitalização, são decisivos para o sucesso.

“Andar e utilizar o smartphone simultaneamente é apenas uma das situações que surgem como novos desafios para a nossa visão” (Crédito:iStock)

Apesar da redução do crescimento mundial, o faturamento da Zeiss Vision Care vem crescendo ano a ano. O senhor pode explicar as razões desse desempenho acima da média?
Os resultados do ano fiscal de 2018/19 e as perspectivas para os negócios futuros serão divulgados no início de dezembro na conferência de imprensa anual da Zeiss. O que posso dizer hoje é que existem alguns fatores que nos permitiram crescer e aumentar nossa competitividade. Primeiro, trata-se de inovação e lançamento contínuo de novos produtos e serviços que tornam nossos clientes bem-sucedidos. Pense no Zeiss UVProtect – proteção UV total em todas as lentes transparentes, um benefício para a saúde ocular recém-construído em lentes normais e transparentes. Os clientes realmente apreciam essa inovação única, pois oferece um valor agregado real para os consumidores e, portanto, ajuda os profissionais de oftalmologia a vender melhor.

A tecnologia é a fórmula do sucesso?
Trata-se de atuar como parceiros para nossos clientes. Tudo o que fazemos é fornecer a eles serviços e produtos inovadores e competitivos para que eles possam desenvolver seus negócios. Além disso, há o poder do Grupo Zeiss: por mais de 100 anos combinamos conhecimentos exclusivos em oftalmologia e optometria. Com o negócio oftalmológico da Zeiss Medical Technology e o portfólio da Zeiss Vision Care, atendemos oftalmologistas, optometristas e oftalmologistas igualmente e, juntos, estamos bem preparados para o futuro.

Qual a expectativa de vendas mundiais com as novas lentes SmartLife lançadas agora em outubro na Alemanha e que chegam ao Brasil em maio do ano que vem?
O feedback inicial de clientes e consumidores para as novas lentes Zeiss SmartLife é muito positivo. Ainda estamos no início de seu lançamento. Mas ensaios e testes de usuários nos deixam otimistas quanto ao sucesso dos novos produtos. Eles oferecem valor agregado real para os consumidores e seu estilo de vida moderno e serão facilmente comercializadas por nossos revendedores.

Por que as novas lentes só chegarão ao Brasil em maio do ano que vem?
O lançamento do novo portfólio de lentes de vidro para olhos Zeiss SmartLife requer uma boa preparação, por exemplo, com treinamento de clientes e funcionários das lojas. A consultoria e a adaptação de novas lentes para os consumidores individualmente exigem preparação cuidadosa também do lado dos clientes. Por isso, introduzimos o novo portfólio inicialmente para clientes selecionados, em outubro, e apresentaremos a inovação nos próximos meses para alguns clientes também no Brasil. A partir de maio de 2020, as lentes estarão disponíveis para todos os consumidores no mundo.

As lentes SmartLife serão uma tendência para o futuro, já que elas podem melhorar o desempenho de quem lê mensagens de smartphones caminhando?
As lentes de óculos individuais para o estilo de vida moderno e otimizadas para a nossa era digital têm sido um segmento crescente há alguns anos. Também otimizamos todas as lentes de prescrição da Zeiss para presbíopes, para nosso estilo de vida digital, porque todos, independentemente da idade, estão usando cada vez mais smartphones, laptops e outros dispositivos digitais. E nossos olhos não são feitos para isso. Andar e utilizar o smartphone simultaneamente é apenas uma das situações que surgem como novos desafios para a nossa visão. Trabalho de escritório; dirigir alternando frequentemente entre a tela do GPS e o ambiente; movimentos rápidos e frequentes dos olhos para a tela do smartphone e de volta para grandes distâncias.

No evento em Berlim, a Zeiss também lançou o Visufit, um novo equipamento para melhorar o atendimento dos clientes nas óticas? No que consiste esse novo produto?
O Zeiss Visufit é um dispositivo de dados de centragem para obter 45 milhões de pontos de informação com uma imagem – essencial para o melhor ajuste da armação, para adaptar e encaixar as lentes de óculos individuais na armação. Essa inovação também é uma plataforma digital que permite a experimentação virtual de armações. Com o Zeiss Visufit você pode experimentá-la mesmo que seu oculista não possua essa armação na loja. Para muitas pessoas [as que têm ametropia, por exemplo] é um dilema escolher uma nova armação – ou a colocam e não vêem claramente como ficam, ou usam seu velho par de óculos, mas não conseguem ver claramente como a nova armação fica em seu rosto. Com o Visufit eles podem manter os óculos e ver com um avatar preciso, um gêmeo digital, como eles ficam com os novos óculos. É o início de uma nova era no setor.