O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) publicou na terça-feira (29) a concessão da Indicação Geográfica Santa Catarina, que garante a procedência de vinhos, espumantes e brandy em 29 municípios, ou 20% do território do estado. A concessão havia sido solicitada em junho de 2020 pela associação de produtores Vinhos de Altitude. Agora, além do vinho, outra bebida começa a ser fermentada no terroir da Serra Catarinense. É a cerveja de estilo saison (ou “cerveja da fazenda”) da Endemic Brewing. A cervejaria, que fica em Rancho Queimado (SC), abriu a pré-venda de seu primeiro rótulo: Clara de Fazenda, elaborada a partir de cervejas com três anos de maturação. Os maltes e lúpulos são nacionais e a levedura, do gênero Brettanomyces, é local. “Queremos oferecer não apenas uma cerveja, mas a experiência que ela pode proporcionar e uma conexão com quem faz”, afirmou Nassif Simões, que é um dos sócios, ao lado de Matheus Domingues.

Os rótulos serão sazonais, safrados e chegarão ao mercado com seis meses de intervalo. Depois da Clara, a Endemic lança a Rubra de Fazenda, outra cerveja ácida cuja receita leva araçá vermelho. Os sócios pretendem também lançar um clube de assinatura que oferecerá variações das receitas.

Para viabilizar o projeto, Simões e Domingues fecharam uma parceria com a Unika, onde Simões trabalhou. A cervejaria havia manifestado interesse em trabalhar com leveduras selvagens e envelhecimento em barril, mas acabou deixando os planos de lado, mantendo apenas alguns barris cheios. Foram 2 mil litros que deram origem à produção da Endemic. A capacidade foi ampliada para 12 mil litros — e a dupla de cervejeiros já tem planos ousados para o futuro. “Queremos trabalhar com a produção em ânforas, técnica que é patrimônio imaterial da humanidade”, disse Simões.

SEGMENTAÇÃO De acordo com dados do Anuário da Cerveja 2020, divulgados em abril, o Brasil tem hoje 1.383 cervejarias registradas. O número é 14,4% maiordo que o apurado no ano anterior. Nesse cenário, a Endemic faz parte de uma parcela crescente de empresas que apostam em uma segmentação maior, focando em estilos específicos. O resultado são tiragens menores e exclusivas, capazes de agradar aos consumidores interessados em novidades. Especialmente as que se originam em um terroir já demarcado.