Giro

Uma alternativa à colonoscopia chega em casa

Crédito: Reprodução/Pexels

Pacientes que devem ser examinados regularmente e que apresentam risco médio, recebem uma um kit de teste caseiro pelo correio. (Crédito: Reprodução/Pexels)

A maioria dos americanos que está prestes a fazer um exame de câncer de cólon receberá um cartão postal ou um telefonema – ou aviso durante uma consulta médica – para lembrá-los de que é hora de agendar uma colonoscopia.

Pacientes que devem ser examinados regularmente (idade entre 50 e 75 anos) e que apresentam risco médio, recebem uma carta informando sobre a chegada de um kit de teste caseiro pelo correio.

+ Pazuello/Coronavac: Saúde tem ‘todo interesse’ na conclusão da análise de pedido
+ Saúde recua e diz que requisição de seringas não atinge compras de Estados

É um teste imunoquímico fecal. O pequeno envelope de papelão contém equipamentos e instruções para coletar uma amostra de fezes e devolver o teste ao laboratório, para detectar quantidades microscópicas de sangue. Mais ou menos uma semana depois, os resultados aparecem em um portal online do paciente.



De acordo com matéria no NY Times, cinco a 6 por cento dos pacientes terão um teste positivo e precisarão agendar uma colonoscopia de acompanhamento. Mas a maioria realizou o exame de câncer de cólon durante o ano – sem preparação desconfortável, sem necessidade de faltar ao trabalho ou encontrar alguém para levá-los para casa após a anestesia, sem colonoscopia.

O câncer de cólon representa a terceira maior causa de mortes por câncer, depois do câncer de pulmão e, empatado em segundo lugar, o câncer de mama e de próstata. Ao contrário desses, o câncer de cólon pode ser prevenido com detecção precoce.

Com muitos adultos mais velhos tentando evitar hospitais e centros cirúrgicos, mesmo com o risco de câncer de cólon aumentar com a idade, um teste em casa oferece uma alternativa à colonoscopia – uma que é mais segura, com menor risco de complicações e sem exposição à Covid-19.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel