A Philips Walita, conhecida pelas propagandas da Polishop e pelas fritadeiras sem óleo Airfryer, vai investir pesado no lançamento de uma nova família de eletrodomésticos. A ideia é diversificar o portfólio e tentar aquecer suas vendas em outros segmentos. A grande aposta é o mercado de cafés em grãos.

Segundo o CEO da companhia no Brasil, Alexandre Escorel, as cafeterias domésticas da marca irão oferecer custos menores por dose para os consumidores. Uma xícara, segundo ele, vai sair por 20% do custo de uma cápsula e 10% do preço cobrado em restaurante. Ainda neste ano, outro modelo de máquina vai produzir café coado. “Somos líderes na categoria da Airfryer e seremos líderes também em café”, afirmou.

Há um ano, a companhia vendeu sua divisão de eletrodomésticos para a chinesa Hillhouse Capital Management, por 4,4 bilhões de euros. Ou seja, a holandesa Philips e a brasileira Walita, juntas desde 1971, estão sob comando chinês. Para manter sua posição no mercado e garantir a nacionalização de novos produtos, a fábrica em Varginha (MG) produz 70% de tudo que a marca vende no País, incluindo itens como ferro de passar e liquidificadores. Tudo para que a empresa tenha no segmento de cafés um fenômeno de vendas como a Airfryer.

(Nota publicada na edição 1275 da Revista Dinheiro)