Na manhã deste sábado 6, foram abertas as portas da sexta loja da Starbucks no Brasil. A inauguração da nova unidade no subsolo do Shopping Center 3, na Avenida Paulista, estava sendo planejada há semanas por Maria Luisa Rodenbeck, a mulher que trouxe a maior rede de cafeterias do mundo para o Brasil. A loja foi minuciosamente preparada por ela. Tamanho cuidado tem relação com o peso simbólico da nova abertura. É a primeira unidade da cadeia no centro financeiro e cultural da maior cidade do País. Mas Maria Luisa não chegou a ver a inauguração. Às 6h33 da segunda- feira 10, a empresária carioca, de 49 anos, sofreu um acidente de carro a caminho do Aeroporto Santos Dumont, no Rio. O táxi em que estava bateu de frente num ônibus, após uma ultrapassagem perigosa na Avenida Niemeyer.

O motorista e a executiva morreram na hora. O acontecimento interrompeu uma carreira em seu momento mais auspicioso. Isso porque o McDonald?s e o Outback foram marcas ícones trazidas para o País pelo marido de Maria Luisa, o empresário Peter Rodenbeck. O Starbucks, não ? era cria de Maria Luisa. ?Nós sentiremos sua ausência profundamente?, informou em nota a multinacional. A empresa nomeou Buck Hendrix, responsável pelas atividades da companhia na América Latina, para acompanhar as operações no Brasil até que um sucessor seja nomeado para a função.

Os americanos têm 49% do negócio no País. Peter, responsável pela área estratégica, ainda não se manifestou sobre a possibilidade de abraçar as tarefas que pertenciam à mulher. A rede só decidiu investir no País (com a abertura da primeira loja em 2006), após anos titubeando em incertezas. Foi Maria Luisa que, em 1997, se aproximou de Howard Schultz, CEO da rede, para defender o investimento. Gentil, bonita, batalhadora, extremamente elegante (uma elegância que ia além do vestuário) Maria Luisa transpirava paixão pelo trabalho. Era contagioso. Nos finais de semana, ia sempre ao Rio visitar amigos e parentes. ?É lá que recarrego minhas energias, sabe??, disse, em sua última entrevista à DINHEIRO, em agosto, quando antecipou os seus planos de investimento. Andava eufórica com a expectativa de abertura da sétima loja da rede, na esquina da Alameda Campinas e Alameda Santos, em São Paulo. Essa inauguração está marcada para este mês. Maria Luisa, infelizmente, não estará lá.