Negócios

Um shopping onde você sempre ganha dinheiro

Marketplace da Editora Três conecta internautas a mais de 900 lojas parceiras – e devolve parte do valor gasto a cada compra

Crédito: Na Lata

Antonio Cassio, Angel Investidor do Cofry: "Toda a comunidade de internautas que acessa as páginas da Editora Três pode ser beneficiada. O cashback não é restrito aos assinantes das publicações” (Crédito: Na Lata)

Você com certeza já recebeu recompensas como milhas, bônus e cupons de desconto por participar de algum programa de relacionamento. Mas quantas vezes já ganhou dinheiro de volta por fazer uma compra, sem qualquer compromisso de fidelização? Pois é exatamente isso que ocorre quando você escolhe comprar no Shopping IstoÉ, marketplace que conecta quem navega por qualquer um dos sites da Editora Três (IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural, Motor Show, Menu e Planeta) a uma rede formada por mais de 900 parceiros de e-commerce. “É algo muito comum no exterior, mas muito mais simples”, afirma Antonio Cassio, CEO da Generali Group para as Américas e Sul da Europa e angel investidor do Cofry, maior plataforma de cashback, cupons e ofertas do País. Ela permite aos membros registrados receberem, além de descontos, um percentual em dinheiro sobre o valor das suas compras on-line.

Preencher o cadastro não demora sequer um minuto. Basta informar nome e sobrenome, escolher usuário e senha. O chashback (porcentagem do valor da compra que será reembolsado) varia de acordo com a loja escolhida. Uma vez que a transação é finalizada, aquele percentual informado retorna para uma carteira virtual. O valor é lançado na sua conta Cofry imediatamente ou em até dois dias, dependendo do parceiro. “Quando seu saldo na conta Cofry atingir o valor mínimo de resgate, que hoje é de R$ 50, você poderá solicitar a transferência gratuita desse valor para a sua conta bancária”, diz Cassio. Uma mensagem é enviada para o e-mail do cadastro assim que a transação é concluída.

Fazem parte do programa desde gigantes do comércio eletrônico como Amazon, Alibaba, Americanas e Ricardo Eletro, até lojas de nicho, caso de Palmeiras Store (com artigos do time de futebol) ou Gourmetzinho (especializada em alimentação saudável para bebês e crianças). É possível, portanto, encontrar de tudo: artigos esportivos, games, itens de decoração, roupas, eletrônicos, agências de viagem, livros, materiais de construção, vinhos, medicamentos, cursos… O benefício não é restrito a assinantes das publicações da Editora Três e pode ser usado por qualquer internauta. Ao acessar a plataforma IstoÉ Shopping, quem integra a comunidade de leitores das marcas da editora só tem vantagens. Ele pagará pelos produtos o mesmo valor praticado no e-commerce que escolher. A diferença de preço se dará na forma do desconto eletrônico que é o chashback.

DIA DO CASHBACK É difícil precisar quem foi o pioneiro na adoção de recompensas em dinheiro para clientes no varejo. Na internet, o primeiro site a fazer isso foi o Ebates, criado nos Estados Unidos em 1998. A ideia levou quase dez anos para chegar por aqui, com o site Compra3, em 2007. Antes, outras empresas de e-commerce adotavam uma fórmula semelhante, mas que não gerava recompensa em dinheiro. É o chamado Cashcred, em que a porcentagem reembolsada só pode ser usada na compra de outros produtos. No caso do Shopping IstoÉ, essa possibilidade também existe, cabendo ao cliente escolher se quer resgatar o dinheiro ou seguir comprando, incluindo assinaturas da Editora Três. O Brasil já tem até o Dia do Cashback, celebrado em 29 de maio. Espécie de Black Friday do dinheiro de volta, a data prevê porcentagens acima do usual durante 24 horas. Abaixo, o passo a passo do cashback.