O mercado internacional de perfumaria tem assistido, nos últimos anos, ao fortalecimento da tendência de fragrâncias produzidas sob medida por marcas de nicho. É o que fazem, por exemplo, a francesa Le Labo e a britânica Jo Malone, ambas incorporadas pelo grupo Estée Lauder, que oferecem serviços de combinação aromática de acordo com o gosto do cliente. “Hoje, o consumidor não quer produtos massificados, ele deseja fragrâncias específicas para as necessidades dele”, afirmou à DINHEIRO o sócio e co-fundador da consultoria TM20 Branding, Eduardo Tomiya.

No Brasil, a primeira grande marca a dedicar um espaço permanente para o serviço de elaboração de aromas exclusivos para o cliente é O Boticário. A empresa abriu recentemente, no bairro paulistano de Pinheiros, sua flagship store focada em experiências. Trata-se da segunda loja conceito da marca, que recebeu o nome de Boticário Lab. A primeira está em operação desde 2019 em Curitiba, cidade onde a empresa nasceu como farmácia de manipulação, em 1977. Além de ter o triplo do tamanho da unidade paranaense, a loja de São Paulo abriga o Scent Lab, laboratório de aromas ambientado em seu mezanino.

Os visitantes têm à disposição o aplicativo Scent Finder, para uso exclusivo na loja, que faz sugestões dentre 90 fragrâncias da marca, a partir de associações psicológicas e comportamentais do cliente. A escolha ocorre após um teste cego. Já para a elaboração de uma fragrância exclusiva, da marca Privée, o processo, agendado, pode chegar a uma hora e meia, em um workshop conduzido pelo especialista em perfumaria Fábio Navarro. É ele quem analisa o perfil olfativo do cliente, baseado em uma entrevista e nas informações fornecidas pelo aplicativo. Escolhe, então, três entre 10 fragrâncias-base (como cítrico, floral branco e amadeirado) e dois acordes, como são chamadas as combinações de duas ou mais notas que resultam em uma identidade olfativa nova. As notas podem ser, por exemplo, rosa e baunilha.

NOME PRÓPRIO Ao custo de R$ 499, o produto final é totalmente personalizado: tipo de frasco, rótulo, tampa, cartucho e selagem. O cliente também escolhe o nome da própria fragrância. “Na primeira borrifada com o perfume já pronto, há todo tipo de emoção positiva, desde querer abraçar, o que não é possível devido aos protocolos de segurança impostos pela Covid, até chorar”, disse Fábio Navarro. “Há também quem já queira marcar a produção de um novo frasco, antes que o primeiro acabe”. De acordo com a marca, mais de 1,8 mil combinações únicas podem ser criadas no Scent Lab.

O conceito de experiência, inovação e tendências da nova loja deve servir como base para o desenvolvimento de ideias a serem aplicadas futuramente em todas as unidades do Grupo Boticário em território nacional. “Certamente, boas práticas de atendimento, uso de tecnologia e atributos de sustentabilidade deverão ser avaliados para serem replicados na nossa rede”, afirmou à DINHEIRO Gustavo Fruges, diretor de comunicação de O Boticário. Com 3.620 unidades, a marca encabeça a lista das maiores franquias do País, seguida pelo McDonald’s, com 2.567 lojas. A holding é hoje formada por sete marcas: Eudora, quem Disse Berenice?, Beautybox, Vult, MultiB e Beleza na Web, além, é claro, de O Boticário. O grupo emprega 12 mil funcionários, a maior parte nas fábricas, em São José dos Pinhais (PR) e Camaçari (BA), e no centro de distribuição, em São Gonçalo dos Campos, também na Bahia.

Reconhecida pelas práticas sustentáveis, a empresa criou, há 30 anos, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e mantém o Boti Recicla, maior programa de reciclagem do Brasil em pontos de coleta. Em 2020, o grupo aumentou a contratação de profissionais negros em 54%. Até 2023, a meta é que 25% da diretoria seja formada por negros. “O envolvimento de uma empresa com a sociedade se tornou um atributo importante na escolha de um produto”, afirmou Tomiya, da TM20 Branding.

Esse posicionamento do Grupo Boticário parece já ter sido assimilado pelo consumidor. Um forte indício é o fato de, na semana passada, a marca O Boticário ter sido eleita, pelo quarto ano consecutivo, a preferida pelos brasileiros no segmento de beleza, de acordo com levantamento da empresa de análises de dados de mercado e comportamento Kantar Worldpanel. “Acreditamos que este reconhecimento se deve, principalmente, ao fato de colocarmos sempre nossos consumidores no centro de todas as iniciativas criadas”, disse Gustavo Fruges. “Nossa proximidade com os consumidores é algo verdadeiro e que buscamos alimentar em todos os nossos canais.”