Ciência

Um paciente de covid a cada três sofre efeitos a longo prazo, aponta estudo

Crédito: AFP

Resultados de estudos clínicos que analisaram os sintomas persistentes que algumas pessoas apresentam após um quadro grave de covid-19 (Crédito: AFP)

Após uma internação por Covid-19, um a cada três pacientes vê sua saúde ser afetada a longo prazo, com danos a diferentes órgãos e problemas psicológicos, aponta um estudo divulgado nesta segunda-feira.

O artigo, que faz um resumo de diferentes trabalhos de pesquisa divulgados recentemente, destaca a fadiga, dificuldade de respirar, ansiedade, depressão e transtorno do estresse pós-traumático como sintomas mais frequentes em pessoas afetadas pela “Covid longa”. Segundo os pesquisadores, os dados disponíveis mostram uma emergência de saúde pública subestimada e os governos deveriam se preocupar mais e refletir sobre formas de lidar com a mesma.

+ Agência Europeia de Medicamentos desaconselha ivermectina contra covid

“Levando em conta as milhões de pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 no mundo, o peso a longo prazo sobre a saúde física, cognitiva e mental está por vir. Nós só detectamos, sem dúvida, a ponta do iceberg”, assinalou à AFP o principal autor do artigo, Kartik Sehgal, oncologista e professor na faculdade de medicina de Harvard, nos Estados Unidos.



A Covid-19 ataca principalmente os pulmões, mas estudos mostram que o vírus também afeta outros órgãos, causando complicações que vão desde problemas cardiovasculares até inflamações crônicas.

O artigo, publicado na revista “Nature Medicine”, analisou nove estudos realizados na Europa, nos Estados Unidos e na China, que monitoram pacientes a longo prazo. Para os autores, a pesquisa mostra que impedir a morte pela doença não é suficiente em matéria sanitária, e que é necessário aprofundar o estudo sobre a Covid longa e ampliar as consultas para atender aos sintomas incapacitantes da mesma.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago