Portugal é o 15o produtor mundial de vinho, com uma fabricação anual que bateu seis milhões de hectolitros em 2009, segundo Adão Morellatto, da International Consulting. Ao mesmo tempo, é o 5o país que mais exporta vinhos para o Brasil, com cerca de 642 mil caixas no ano passado. Com suas 280 variedades de cepas, o país vê seu turismo impulsionado pelo vinho, tendo recebido por volta de 23,7 milhões de viajantes em 2009. A notícia é animadora para o setor.

 

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Maquete do hotel: temática presente das acomodações à gastronomia
 

E o grupo familiar Fladgate Partnership – que tem entre seus negócios a vinícola Taylor’s e o restaurante Três Séculos – vai aproveitar o bom momento para inaugurar no dia 23 de julho na cidade de Vila Nova de Gaia o hotel The Yeatman, inteiramente inspirado nos vinhos portugueses. O investimento é de 32,5 milhões de euros.

“Temos a expectativa de receber cerca de 15 mil hóspedes por ano”, disse à DINHEIRO o CEO do grupo, Adrian Bridge. “E esperamos que 10% de nossos clientes sejam brasileiros, primeiro devido à proximidade cultural entre nossos países, depois porque eles apreciam nossos vinhos e, por fim, pela facilidade de termos um voo direto de São Paulo para o Porto”, acrescentou.
 

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A temática do hotel está presente nas acomodações, pois cada um dos 82 quartos terá sua decoração assinada por um produtor de vinho do país, que irá dispor de quadros e objetos alusivos à sua região e às suas tradições. “Criar um hotel com uma inspiração tão clara assim tem muitas vantagens: facilita o marketing, foca num nicho de público que se identifica com o assunto e, com isso, cria uma fidelização”, diz Roberto Miranda, reitor do MBA em gestão em hotelaria de luxo.
 

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Vinhos e prazer: a expectativa do CEO do grupo, Adrian Bridge, é atrair 15 mil hóspedes por ano

Pois é exatamente na experiência diferenciada que o hotel mira. “Temos parceria com produtores de vinhos de todas as regiões de Portugal e oferecemos aos nossos hóspedes um jantar harmonizado com vinhos desses produtores. Além disso, quando programado com antecedência, podemos fechar as vinícolas parceiras para uma visita vip de nossos hóspedes”, explica Bridge. Outro ponto forte é o spa, com produtos da grife francesa Caudalie à base de uva e vinho.
 

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Mas sem dúvida o ápice da experiência se dá no terreno enogastronômico. Para começar, jantares privados que podem ser organizados no terraço dos quartos ou então em salas que lembram o ambiente de uma cave. Já o restaurante promete sabores tradicionais portugueses apresentados num estilo contemporâneo, com predominância de pratos à base de peixes, e com uma vista para o rio Douro e o centro histórico da cidade do Porto.


Outros hotéis com a temática do vinho

– Marqués de Riscal, El Ciego, Espanha: diárias de e 250 a e 900
– Hotel & Spa do Vinho Caudalie, Bento Gonçalves, Brasil: diárias de R$ 400 a R$ 710
– La Posada Vistalba, Mendoza, Argentina: diárias de US$ 195 a US$ 365
– Hotel du Vin, Winchester, Inglaterra: diárias de £ 119 a £ 179
– Les Sources de Caudalie, Bordeaux, França: diárias a partir de e 326

A localização do hotel, na zona alta do centro de Vila Nova de Gaia, a poucos passos das caves do vinho do Porto, permite uma experiência ainda mais ampla, que pode se completar com visitas diárias às vizinhas regiões vinícolas do Vale do Douro, como o Minho (60 km), o Dão (180 km) e a Bairrada (170 km). Como se pode ver, os programas oferecidos pelo hotel não deixam dúvida em relação ao conceito do The Yeatman. “Não resolvemos investir em hotelaria para diversificar nossos negócios, mas para provocar uma sinergia em torno do nosso foco, o vinho”, diz Bridge.