Giro

Um gato de jet ski em Marte? Não, é apenas uma rocha com formato curioso

Crédito: Reprodução/Divulgação

A minúscula formação texturizada tem apenas cerca de 16,5 cm de altura, mas sua forma nada usual está causando furor na internet. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

O robô espacial (rover) Curiosity, da Nasa, fotografou recentemente uma rocha curiosa na cratera Gale, onde o rover está explorando desde 2012. A minúscula formação texturizada tem apenas cerca de 16,5 cm de altura, mas sua forma nada usual está causando furor na internet.

“Continuo ficando deslumbrado com as texturas que estamos vendo, especialmente a prevalência de saliências e protuberâncias do tamanho de um centímetro saindo da rocha”, escreve a geóloga planetária Abigail Fraeman, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em artigo publicado no blog da agência espacial americana.

+ Veja o que os cientistas descobriram ao mapear o interior de Marte pela primeira vez

A rocha com textura curiosa fica na base do Monte Sharp, um pico que se eleva a 5,5 km do chão da cratera Gale. De acordo com Fraeman, o robô Curiosity está explorando a geologia na transição entre camadas pesadas de argila e outras de sulfato nas rochas da montanha.



Curiosamente, os sulfatos podem ser deixados para trás pela água corrente, então explorar essas camadas pode ajudar revelar mais sobre o passado úmido de Marte.

Vale lembrar que, inicialmente, o robô espacial da Nasa foi projetado para uma missão de dois anos no Planeta Vermelho, mas Curiosity, que tem o tamanho de um veículo esportivo utilitário tem vagado pela cratera Gale há nove anos, tirando selfies e fazendo descobertas científicas.

Recentemente, cientistas que analisaram dados enviados pelo rover descobriram que as argilas que revestem a cratera Gale são menos estáveis do que se acreditava, o que significa que as evidências de vida microbiana passada na área poderiam ter sido eliminadas.

No entanto, as salmouras responsáveis por esse fenômeno também podem ter sustentado vida abaixo da superfície, então os cientistas ainda estão entusiasmados com a possibilidade de encontrar fósseis marcianos, caso existam.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km