Black Friday

Um ano de PIX no Brasil: veja os cuidados para a Black Friday

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Método de pagamento instantâneo completou 1 ano nesta terça-feira (16) (Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em vigor no país desde 16 de novembro de 2020, o PIX logo se transformou em um importante método de pagamento. Com a transferência instantânea de valores sem cobrança de taxas, muitos brasileiros começaram a usar o método para pagar amigos e efetuar compras online e offline. 

De acordo com informações do Mercado Pago, o pagamento via PIX cresceu mais de 200% na plataforma entre maio e outubro deste ano, além de já representar 14% do total das transações. 



+Publicidade tenta animar Black Friday ‘morna’

Acontece que com a popularização vem também as fraudes. Inúmeros golpes usando o PIX já foram descobertos: desde sequestros de contas no WhatsApp até assaltos que obrigam a pessoa a desbloquear o aparelho celular para transferir grandes quantias de dinheiro.  

Agora na Black Friday e nas festas de fim de ano, os cuidados terão que ser redobrados tanto no ambiente virtual como no físico.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



Método é muito rápido, mas fique atento

A diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Livre Brasil, Fabiana Saenz, aponta que uma das principais dicas para você não cair em golpes, pagando por mercadorias que nunca vão chegar, é estar em um ambiente seguro. 

“O principal é ficar atento a golpes compartilhados por cibercriminosos utilizando falsas promoções, uma vez que eles se apropriam de assuntos que estão em voga para enganar os usuários e promover envio de dinheiro para conta de fraudadores. Vale sempre desconfiar de mensagens enviadas por e-mail e WhatsApp.  E, independente da plataforma, o mais importante é que informações pessoais nunca devem ser compartilhadas”, disse.  

Dificuldade de reaver o dinheiro

Por ser uma transferência instantânea de valores que estão na sua conta, após o seu envio é bastante difícil reaver esse dinheiro. 

O especialista em varejo e diretor da área de produtos e marketing da Betalabs Luan Gabellini reforça que a atenção precisa ser redobrada antes de efetuar uma transferência pelo pix, pois muitas vezes a devolução desse dinheiro é complicada. 

“É possível que o consumidor consiga reaver o dinheiro, mas os golpistas utilizam conta de laranjas para ficar mais difícil o rastreio desta compra. Se você fizer a transferência para o lugar errado, a loja não tem a obrigação legal de fazer o ressarcimento”, disse. 

Um ano depois da sua implementação, o Banco Central informou nesta terça-feira (16) que lançou o Mecanismo Especial de Devolução, que promete tornar menos burocrático e mais rápido o estorno dessas transações. 

Os direitos são os mesmos em qualquer método de pagamento

Estando em um ambiente seguro e garantindo que fez a transferência para a conta do vendedor, o seu direito é igual ao de quem comprou via boleto ou cartão de crédito. 

Caso o vendedor não respeite o prazo de entrega, ou o produto seja diferente do adquirido, ou esteja danificado, o consumidor pode entrar em contato com a plataforma de compras ou com a loja e pedir o seu dinheiro de volta. Há também os sete dias de direito de arrependimento nas compras online.      



Tópicos

Alpargatas americanas sa Americanas.com B2W black fraude Black Friday Black Friday 2020 Black Friday 2020 campeãs de reclamações Black Friday 2020 reclamações Black Friday 2021 Black Friday 25 de março Black Friday acessórios Black Friday artigos de cozinha Black Friday Brasil black friday brinquedos Black Friday celulares Black Friday comércio de rua Black Friday eletrônicos Black Friday Fraude Black Friday maiores descontos Black Friday Maquiagens Black Friday Marketplaces Black Friday onde comprar Black Friday Promoção black friday real Black Friday roupas Black Friday Shoppings Black Friday Smartphones Boletim de Ocorrência cartão clonado Cartão por aproximação Casas Bahia como escapar de golpes na Black Friday? como não cair em promoções falsas? compra PIX Dupe especialista golpe Black Friday Extra.com.br falsa compra fraude boleto fraude pix golpe da falsa loja online golpe do boleto golpe no pagamento golpe pix golpes black Friday golpes comércio golpes financeiros golpes varejo golpes vendedores Havaianas Kabum lista de compras Black Friday lojas seguras para comprar na Black Friday Magalu Magazine Luiza Marketplaces o que é mercado livre oferta falsa onde comprar barato na Black Friday? onde comprar na Black Friday 2021? Onde não comprar na Black Friday 2021? Osklen pagamento via QR Code PIX ponto Ponto Frio Procon Procon SP promoção falsa promoções novembro que dia e a black friday Reclame Aqui segurança digital bloqueio celular segurança digital dicas segurança digital golpes segurança digital justiça segurança digital prevenção segurança financeira segurança nas compras sequestro pix Shoptime site procon site Reclame Aqui Sou Barato submarino transferência pix é segura? via Via Varejo