Giro

Última Lua cheia e dia mais longo do ano serão registrados na próxima semana

Crédito: Reprodução/Unsplash

Após a incrível superlua em maio, no dia 24 de junho poderemos ver a Lua Cheia de Morango, que estará mais brilhante por volta das 3h40. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Durante o mês de junho, vários eventos poderão ser observados no espaço. No início do mês tivemos o eclipse solar anular caracterizado por seu impressionante “anel de fogo”. Nos próximos dias teremos o solstício de verão, o dia mais longo do ano e a chegada da lua cheia de morango, a última de 2021.

O dia mais longo do ano costuma iniciar o verão e, com ele, a colheita. Portanto, não deve ser surpresa que o solstício esteja ligado à fertilidade, tanto da variedade vegetal quanto humana, em vários destinos ao redor do mundo.

+ NASA está construindo um foguete gigante para levar astronautas a Marte e à Lua

O solstício de verão chegará em 20 de junho às 23h16 (horário de Miami), iniciando o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. O solstício de inverno, chega no dia 21 de junho às 0h16 (horário de Brasília), marcando o primeiro dia de inverno no hemisfério sul.



Após a incrível superlua em maio, no dia 24 de junho poderemos ver a Lua Cheia de Morango, que estará mais brilhante por volta das 3h40 no horário de Brasília, mas será visível até mais tarde.

A lua morango tem o nome das tribos algonquinas de nativos americanos, pois esta lua cheia era o sinal para a colheita de morangos silvestres, de acordo com o Almanaque do Velho Fazendeiro. No entanto, esta lua tem outros nomes em outras partes do mundo. Na Europa, é chamada de lua de mel, lua do hidromel ou lua cheia de rosa. No hemisfério sul, é conhecida como lua de carvalho, lua fria ou lua de noite longa, de acordo com EarthSky.org.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km