A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, disse hoje que já não espera mais que a economia do Reino Unido desacelere tanto quanto imaginava em novembro, apesar das incertezas causadas pelo futuro processo de retirada do país da UE (o chamado “Brexit”).

A projeção agora é que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresça 1,5% em 2017 e 1,2% em 2018, após exibir expansão de 2% em 2016. Quatro meses atrás, a comissão previa avanço de apenas 1% em 2017. A previsão para 2018 não foi alterada.

Segundo a comissão, que tem sede em Bruxelas, a economia do Reino Unido tem se mostrado resistente desde que os britânicos optaram pelo Brexit, em plebiscito realizado em junho do ano passado. A entidade também avalia que os gastos dos consumidores e os investimentos de empresas também deverão ser mais fortes do que se previa este ano e que o enfraquecimento da libra esterlina ajudou a impulsionar as exportações britânicas.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, diz que pretende iniciar as negociações formais do Brexit antes do fim de março. Fonte: Dow Jones Newswires.