Giro

UE nomeia seu embaixador ante o Reino Unido para o pós-Brexit

UE nomeia seu embaixador ante o Reino Unido para o pós-Brexit

O alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança Josep Borrell durante uma coletiva de imprensa após os ministros das Relações Exteriores da UE se encontrarem no edifício Europa em Bruxelas - AFP

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, nomeou nesta sexta-feira o diplomata português João Vale de Almeida como o próximo embaixador do bloco no Reino Unido, após a saída dos britânicos prevista para 31 de janeiro.

“Vale de Almeida será o primeiro chefe da futura delegação da UE no Reino Unido”, a partir de 1 de fevereiro, afirmou a diplomacia comunitária em comunicado, detalhando que as autoridades britânicas lhe notificaram.

Jornalista de formação, nascido em Lisboa em 1957, ele entrou na Comissão Europeia em 1982 e exerceu, de 2010 a 2014, o cargo do primeiro embaixador da UE nos Estados Unidos, antes de assumir a delegação da ONU entre 2015 e 2019.

O futuro embaixador também atuou como porta-voz da Comissão Europeia quando o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, trabalhava como correspondente do Daily Telegraph na capital europeia no fim dos anos 80 e começo dos 90.

À frente da representação em Londres, Vale de Almeida, que foi chefe de gabinete do ex-titular da Comissão, José Manuel Durão Barroso de 2004 a 2009, deverá gerir as relações diplomáticas durante o período pós-Brexit.

Após a saída do Reino Unido, em 31 de janeiro, Londres e Bruxelas vão tentar alcançar um acordo sobre sua futura relação, especialmente comercial, durante o período de transição, que se estenderá até 31 de dezembro de 2020.