A Comissão Europeia anunciou, nesta quinta-feira (29), que decidiu fazer uma pausa em sua ação legal contra o Reino Unido pelas persistentes divergências relacionadas à aplicação dos acordos do Brexit na Irlanda.

“Queremos dar o espaço para encontrarmos soluções duradouras para a implementação do protocolo. Por este motivo, decidimos que nesta etapa não avançaremos para a próxima fase do processo de infração contra o Reino Unido”, disse uma porta-voz da Comissão Europeia.

A UE iniciou um processo judicial contra o Reino Unido em março devido à extensão unilateral de controles alfandegários sobre determinados produtos que chegam do Reino Unido continental à Irlanda do Norte.

O governo do primeiro-ministro britânico Boris Johnson publicou um documento há uma semana exigindo que a UE renegocie o protocolo para a Irlanda depois que distúrbios e a interrupção dos negócios assolaram essa província.

Os acordos foram negociados como parte das tortuosas negociações sobre a saída do Reino Unido da UE para evitar uma fronteira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, que se mantém como parte da UE.

A UE insiste que não renegociará o protocolo, mas disse que está disposta a debater a “flexibilidade, soluções práticas e soluções criativas para superar as dificuldades”.

A porta-voz do bloco afirmou que o funcionário responável deste assunto, Maros Sefcovic, terá uma conversa telefônica com o ministro britânico do Brexit nesta quinta-feira, para discutir esta questão.