Economia

UE descarta acordo comercial antes que Reino Unido deixe o bloco

A União Europeia não fechará um futuro acordo comercial com o Reino Unido antes de o país deixar o bloco e estará preparada para um possível fracasso das iminentes negociações sobre o “Brexit”, como é conhecido o processo para a retirada do país da UE, segundo um esboço de diretrizes para o Brexit divulgado hoje pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Tusk enviou a proposta de diretrizes para as capitais da UE na manhã desta sexta-feira. O assunto será discutido numa cúpula de 27 líderes da UE (excluindo-se o Reino Unido) em 29 de abril.

Segundo o esboço, a prioridade das conversas do Brexit será garantir a saída ordenada do Reino Unido da UE e não haverá a possibilidade de acordos bilaterais entre os britânicos e outros integrantes do bloco. No período previsto de dois anos de negociações, será abordado apenas um “entendimento geral do futuro relacionamento” da UE com o Reino Unido, diz o documento.

“A União e seus países-membros estão prontos para engajar em discussões preliminares e preparatórias para esse fim…assim que for feito progresso suficiente na primeira fase em direção a um acordo sobre os procedimentos para uma retirada ordenada”, afirmam as diretrizes.

O documento também prevê que o Brexit poderá causar “significativos transtornos” para famílias e empresas, mas ressalta que a UE quer ter o Reino Unido como “um parceiro próximo” no futuro.

Além disso, o esboço determina que o governo britânico deve seguir todas as regras e leis da UE até o momento que deixar o bloco.

Durante entrevista coletiva em Malta, Tusk disse que as conversas do Brexit serão complexas e envolverão confrontos, mas destacou que a UE não buscará punir o Reino Unido. Para Tusk, as negociações servirão basicamente para fazer “controle de danos” e os cidadãos serão prioridade durante esse processo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

Brexit diretrizes UE