Economia

UE bloqueia fusão das bolsas de Londres e Frankfurt

O órgão antitruste da União Europeia bloqueou hoje formalmente a planejada fusão avaliada em US$ 28 bilhões da London Stock Exchange (LSE) e da Deutsche Börse, que controlam as bolsas de Londres e Frankfurt, respectivamente.

A rejeição era esperada, uma vez que a LSE havia recusado no fim de fevereiro uma exigência da Comissão Europeia, regulador antitruste da UE, para que vendesse sua participação na plataforma de negócios italiana MTS.

Durante o processo, as bolsas ofereceram apenas vender a unidade de liquidação francesa da LSE para a concorrente pan-europeia Euronext, por 510 milhões de euros (US$ 550,09 milhões). A UE, no entanto, concluiu que a proposta não solucionaria preocupações de que a fusão acabaria criando um monopólio no mercado de renda fixa.

“A venda da MTS, um ativo comparativamente pequeno em relação à receita e valor de mercado combinados das partes, teria sido um claro remédio”, afirmou a comissão.

Ainda segundo a UE, a LSE e a Deutsche Börse também ofereceram “mudanças comportamentais adicionais”, mas não a venda da MTS.

As bolsas inglesa e alemã fecharam um acordo preliminar de fusão em março do ano passado, com o intuito de criar a maior operadora de bolsas da Europa, com melhores condições de enfrentar a concorrência de rivais maiores dos EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel