Em represália aos ataques da Rússia à Ucrânia, um mecânico ucraniano tentou afundar, na Espanha, o iate de seu patrão russo Alexander Mikheev, diretor-geral da Rosoboronexport, estatal russa que exporta armas.

Ostapchuk foi ao Porto Adriano, na ilha espanhola de Mallorca, no sábado e, na sala de máquinas da embarcação, abriu algumas válvulas para criar um fluxo de água que inundasse o iate. O navio sofreu graves danos.

Taras Ostapchuk, de 55 anos, foi preso pela Guarda Civil Espanhola no sábado (26) e depois liberado sob fiança. “O dono deste navio é um criminoso que ganha a vida vendendo armas e que agora mata ucranianos”, disse Ostapchuk ao ser preso.

O iate Lady Anastasia tem 48 metros de comprimento, cinco cabines e valor estimado de € 7 milhões (R$ 40,5 milhões), segundo a BBC News.

Negociações entre Rússia e Ucrânia terminam sem avanço

A empresa de Mikheev exporta aeronaves, caças Sukhoi Su-30, helicóptero Mil Mi-24, carros de combate, navios, armas e munições.

Ostapchuk trabalhou no iate nos últimos dez anos e disse que não se arrepende de ter tentado afundar o iate do chefe.

O mecânico irá responder em liberdade pelos estragos. Segundo o jornal Majorca Daily Bulletin, o mecânico viajou para Ucrânia para lutar contra os russos.