Giro

Ucrânia adota lei para reduzir poder de oligarcas

Ucrânia adota lei para reduzir poder de oligarcas

Foto de arquivo mostra legislador deixando o Parlamento ucraniano em Kiev, em 13 de maio de 2020 - AFP

A Ucrânia aprovou nesta quinta-feira (23) uma lei para frear a influência dos empresários mais poderosos do país, um dia depois da tentativa de assassinato de um conselheiro presidencial que, segundo as autoridades, poderia estar vinculada à luta contra esses oligarcas.

A nova legislação pretende “prevenir os riscos para a segurança nacional vinculados à influência excessiva” dos “oligarcas”, segundo o texto publicado no website oficial do Parlamento ucraniano.

O presidente Volodymyr Zelensky anunciou este ano uma campanha contra o poder exercido nas sombras pelos maiores empresários do país, acusados de explorar sem escrúpulos a economia da ex-república soviética e de comprar o apoio de meios de comunicação e políticos.

A lei estabelece que as pessoas identificadas como “oligarcas” pelo Conselho de Segurança Nacional estarão proibidas de financiar partidos políticos e de participar nos processos de privatização de grandes empresas.



Segundo o ministro da Justiça ucraniano, o texto está dirigido para um grupo de ucranianos cuja fortuna é estimada em mais de 1 bilhão de dólares. Entre eles está o homem mais rico do país, Rinat Akhmetov, além do bilionário e ex-governador da província de Dnipropetrovsk, Igor Kolomoisky, e do ex-presidente Petro Poroshenko.

A aprovação da lei acontece no dia seguinte a um ataque com armas automáticas contra o automóvel do assessor e amigo de longa data de Zelensky, Sergei Shefir, perto de Kiev. O conselheiro presidencial saiu ileso do incidente, mas seu motorista acabou ferido. A polícia informou que considera a motivação política como principal hipótese do ataque.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km