A startup Ubots, especializada em soluções de relacionamento digital, cresceu mais de 150% durante a pandemia com o uso de chatbots dentro do WhatsApp. Só entre agosto e setembro deste ano, a empresa registrou alta de 19%. 

Para o CEO da Ubots, Rafael Souza, o crescimento dessa demanda se dá devido à agilidade na comunicação por meio do app de mensagem. Outro ponto destacado pelo executivo é a possibilidade de responder instantaneamente a todos os clientes.

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Entre os cases da companhia, Souza destaca a aplicação de chatbots da Sicoob Credicitrus. Desde sua implantação, em janeiro de 2020, a empresa já realizou o envio de mais de 120 mil mensagens pelo WhatsApp.

“Neste projeto, o bot realiza o atendimento inicial dos cooperados e com o CPF ele consegue direcionar o cliente para o seu gerente de conta específico. O objetivo é ter uma relação mais próxima e humanização no atendimento”, conta Souza. 

De acordo com o CEO, o app de mensagens possui um ponto de entrada, como QR Code, link ou número telefônico, para que os clientes possam chegar até o canal. O aplicativo permite que os chatbots possam conversar via texto e por alguns botões de escolha. Além disso, os bots também podem receber áudios e interpretá-los para interagir com os clientes.

O WhatsApp possui mais restrições para a utilização da tecnologia no aplicativo. É necessário enviar uma solicitação e aguardar a aprovação da empresa. Além disso, o bot só pode ser utilizado em conversas privadas com os usuários.

Já o Telegram possui API aberta para o desenvolvimento de chatbots, que podem responder mensagens, menções, ser adicionados a grupos e também integrados a outros programas. Os bots do Telegram ainda possuem algumas funcionalidades extras, como integração com serviços de terceiros e criação de enquetes para compartilhar em grupos.