Alguns usuários da Uber que optam por pagar as viagens somente em dinheiro terão de enviar uma selfie para o aplicativo antes de solicitar o carro. A plataforma anunciou, nesta segunda-feira (23), a medida para a segurança dos motoristas da Uber, a U-Selfie, em que a selfie do usuário é solicitada de forma piloto. A novidade é destinada às pessoas que se cadastram ou solicitam a corrida sem fornecer dados de meios de pagamento digital, como cartão de crédito ou débito.

“O modelo de selfie lançado agora visa registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação. A foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal”, informa, em nota, a empresa.

O gerente de Operações para Segurança da Uber, Araceli Almeida, disse que o recurso aprimora a segurança em todas as viagens. “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirma Almeida.

Nestlé compra marca brasileira de nutrição Puravida

A Uber tem no Brasil um Centro de Desenvolvimento Tecnológico voltado para segurança que recebeu investimentos de R$ 250 milhões. O aplicativo possui um recurso de machine learning que impede viagens potencialmente arriscadas. “Esta ferramenta usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados históricos das milhões de viagens já realizadas com o aplicativo e pode solicitar detalhes adicionais de identificação do usuário para autorizar que uma viagem aconteça”, explica a plataforma.

Durante a viagem, por meio do botão Recursos de Segurança (escudo azul que aparece no app), é possível acessar todas as funções de segurança da plataforma. Usuários e motoristas podem compartilhar a localização e a viagem em tempo real com outras pessoas. Também é possível acionar o recurso de gravação de áudio para relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo. Os conteúdos ficam armazenados de forma criptografada no dispositivo e são acessados somente pela Uber e compartilhados com autoridades policiais.