A Uber e Cabify suspenderam os seus serviços em Barcelona, depois que o governo local aprovou normas que limitam a maneira como empresas do setor operam na cidade. A partir desta sexta-feira (31), os motoristas só poderão buscar os passageiros 15 minutos após a solicitação do serviço. As autoridades também querem obrigar que o motorista retorne a sua base após cada corrida, os proibindo de circular pelas ruas enquanto aguardam novos pedidos.

“Na Uber, nós queremos que exista uma regulamentação. Nosso objetivo é ser um aliado nas mais de 600 cidades que operamos. E Barcelona não é uma exceção”, afirmou a empresa em um comunicado intitulado “Até logo, Barcelona”, postado nesta quinta-feira (31).

“A obrigação de esperar 15 minutos para uma corrida não existe em nenhum lugar da Europa e é totalmente incompatível com o imediatismo dos serviços sob demanda, como o UberX.”

As novas regras da Catalunha também querem impedir que os aplicativos mostrem quais carros estão disponíveis nas redondezas dos clientes. O governo estipulou multa de € 1,4 mil euros (R$ 5,9 mil) para quem descumprir a regulamentação.

Em um comunicado lançado através da agência Reuters, a Cabify também afirmou que suspenderá os serviços e que Barcelona “cedeu às demandas do setor de táxis.“