A partir desta terça-feira (25), os usuários da Uber no Brasil terão acesso ao Uber Cash, um sistema que permite carregar dinheiro em sua conta. Com isso, será possível usar estes valores em serviços da empresa, como a Uber Eats. A novidade foi anunciada pelo diretor de produtos financeiros da empresa, Rob Daniel, durante um evento na manhã de hoje, em São Paulo.

A nova forma de pagamento se assemelha as recargas feitas em celulares pré-pagos. Os cartões de uso para as viagens poderão ser pagos em lotéricas e bancas de jornal. Segundo a empresa, o modelo é adequado ao perfil dos usuários brasileiros, já que 75% da população não possui conta bancária.

Para atrair usuários para o Uber Cash, a empresa oferece 5% de desconto para qualquer recarga. Dessa forma, ao carregar R$ 95 o cliente recebe R$ 100 em sua conta.

Uma parceria Smiles permitirá que os usuários acumulem milhas por corrida para serem gastas em passagens do serviço.

Com o Uber Cash, a empresa espera replicar o sucesso que a Starbucks teve com seu sistema de pagamento interno. O app mobile da cafeteria já representa um total de 39% das vendas nos Estados Unidos. O mecanismo é benéfico para a empresa, pois encoraja o cliente a voltar para a loja e gastar o dinheiro carregado, além de gerar bônus e prêmios, aumentando a fidelidade à marca.