Parece notícia velha, mas não é: pelo segundo balanço trimestral consecutivo, a Uber anunciou que perdeu mais de US$ 1 bilhão em um período de três meses, o primeiro depois da oferta pública de ações da empresa. No total, o app teve perdas de US$ 1,01 bilhão, US$ 600 milhões a menos que no período anterior, mas um enorme queda em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando a Uber anotou um primeiro quarto com lucros de US$ 3,75 bilhões.

Junto com o resultado ruim, a Uber vem tendo que lidar com um desempenho mais fraco do que o esperado no mercado de ações, uma vez que mesmo no dia de seu IPO, seus papeis foram transacionados por um valor abaixo do lançamento, mal sinal especialmente para uma oferta inicial que era considerada como a melhor dos últimos 30 anos. Neste momento (31/5, 13:50), as ações da Uber estão sendo negociadas a US$ 39,6, longe do valor inicial de US$ 45.

Antes de entrar no mercado de ações, a Uber atraia um grande número de investidores como sauditas e os japoneses do Softbank, que garantia a empresa dinheiro para expandir seu negócio mesmo empilhando trimestres negativos. Agora no mercado, a empresa pode ter vida difícil para convencer Wall Street de que seu modelo de negócios pode ser saudável.

A boa notícia é que a Uber teve um aumento de 20% em suas receitas em relação ao mesmo trimestre de 2018, um bom número, mas talvez não o suficiente para aplacar as expectativas do mercado. O seu core business – o serviço de transporte – teve crescimento de apenas 9% na comparação do período enquanto o Uber Eats – serviço de entrega de comida quase dobrou suas receitas.