Tecnologia

Uber adiciona ferramenta de gravação de áudio como opção de segurança

Crédito: AFP/Arquivos

Somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo (Crédito: AFP/Arquivos)

A empresa de aplicativo de transporte Uber lançou uma ferramenta que grava a conversa entre usuários e motoristas durante as viagens. O U-Áudio, como é chamado o novo sistema, permitirá que qualquer desconforto, tanto do condutor como do cliente, seja reportado à empresa após a corrida.

A novidade, ainda piloto, está disponível em cinco cidades brasileiras: Salvador (BA), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Sorocaba (SP) e Uberlândia (MG). Ela pode ser acessada por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma viagem.

+ Advogados repercutem decisão do TST que rejeitou vínculo de emprego com Uber
+ Motorista de Uber está próximo de ter isenção tributária como os taxistas
+ Uber e Movida iniciam operação com Tuk-tuk em Vitória 

Quando a viagem se encerra, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio, que permanece criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação.

Durante o piloto, a ferramenta está sendo configurada para apagar os arquivos de áudio automaticamente após uma semana. Somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo. Tal medida será realizada apenas após a denúncia, com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário.